O NowPix convida artistas, intelectuais e influenciadores digitais a abordar temas sobre a contemporaneidade pós-pandemia. 2020 nem chegou à metade, e parafraseando o biólogo e pesquisador brasileiro Atila IamarinoO mundo nunca será o mesmo’. Dentro desse novo cenário, entrevistamos diversas personalidades e influenciadores digitais.

O mundo pós-pandemia com Cris R. Feller

Na conversa de hoje, será a vez da produtora de conteúdo e editora de beleza Cris R. Feller, que abordará  esses impactos no universo da beleza. Afinal, é um importante setor de nossa economia, que além de empregar milhões de pessoas, também coloca o Brasil em evidência no cenário mundial. Segue abaixo entrevista na íntegra:

NowPix: Você poderia fazer uma apresentação para nossos leitores. Você sempre trabalhou com o universo da beleza? Qual é sua formação?

Cris R. Feller: “Olá, tenho 36 anos e trabalho com conteúdo de moda e beleza desde 2012. Porém, o blog também surgiu nessa mesma época como um hobby em minha vida, que aos poucos foi tomando corpo.

Ao contrário do que muitos leitores pensam, não sou revendedora de produtos, cabeleireira, manicure, esteticista, muito menos, tenho um salão de beleza. Tenho formação em áreas distintas, me formei primeiramente em enfermagem quando era muito nova e trabalhei durante um curto período. Não pensei em me especializar nesta área e acabei migrando para área social, onde me formei também em Ciências Sociais, Políticas e Filosofia.

Como sempre gostei muito de estudar, as duas últimas eu fiz ao mesmo tempo. E mesmo com o tempo corrido consegui  unir essas paixões, a minha vida acadêmica, meu trabalho na área social e a área da beleza. Atualmente, faço pesquisa na área de filosofia política”.

NowPix: Como você está percebendo o atual cenário no segmento da beleza?

Cris R. Feller: “Percebo uma grande mudança no posicionamento das marcas, bem como, no comportamento dos consumidores. Eles estão mais engajados, afinal, o consumidor passou a ter um protagonismo maior.

Um exemplo dessa voz ativa neste momento após o início da pandemia, está na cobrança de um posicionamento político das marcas, e principalmente nas atitudes dos influenciadores contratados por essas empresas. Como por exemplo, no comentado caso da influenciadora Gabriela Pugliesi, que perdeu sua credibilidade ao expor o seu pensamento diante da maior crise mundial.

Hoje eu acredito por tudo que já li e percebo nas redes, que os consumidores exigem maior transparência das marcas e principalmente de seus influenciadores. Ou seja, empresas que não se atentem nisso, perderão muito”.

NowPix: Você acha que as empresas do setor, já se adaptaram a esse novo cenário, e quais novidades você já percebeu?

Cris R. Feller: Ainda é muito cedo para perceber uma grande movimentação nesse sentido. A princípio eu acredito, que muitas empresas ainda estão patinando,  tentando encontrar um caminho.

Mas, acredito que as empresas que vão sobreviver, precisarão ter um propósito ou engajamento junto ao seu público. Outros aspectos sobre as empresas estão em relação ao consumo mais consciente”.

NowPix: Saindo um pouco do universo da beleza, como você está percebendo o mercado da moda? Acredita que os impactos comportamentais vão interferir e como será?

Cris R. Feller: Em relação a estética, acredito que por enquanto ela está em segundo plano, mesmo sendo tão importante para nossa economia. Em tempos de guerra ou em uma crise de saúde como estamos vivenciando  com esta pandemia, trouxe um sentimento de falta, ou seja, como será o amanhã. Então, a moda, nesse momento, é mais sobre o que vestir para se proteger, e não necessariamente seguir uma tendência. Para se aquecer, o casaco de lã azul feito pela vovó, vai ser tão eficiente ou até melhor, que  o  trench coat na cor classic blue vendido na Zara. Ou seja, não dá mais pra pensar em descartes!

O uso descartável das coisas, como trocar de coleção a cada quatro meses, por enquanto é inviável, uma vez que muitas pessoas não têm nem o que dar de comer para sua família.” 

Entrevista com influenciadores Cris R. Feller: O universo da beleza
Cris R. Feller é editora de beleza e produtora de conteúdo do blog BeautyCris

NowPix: Quais aspectos de aprendizagem podem ser retirados com essa pandemia na área da beleza?

Cris R. Feller: O grande aprendizado é estar engajado a algo, ter um posicionamento claro, ou seja, desvelar o pensamento das marcas que consumimos, bem como de seus influenciadores. 

Um outro exemplo, antes da pandemia, nos EUA, já era comum o engajamento de pessoas, quando uma marca cometesse atos contra o meio ambiente ou aspectos sociais. Já, no Brasil, esse engajamento era muito pontual ou nem existia.

Ou seja, dificilmente quando uma empresa era pega em atos racistas ou de exploração do trabalho, não sofriam nenhum arranhão em sua reputação. Em algumas situações, houve casos de lojas que ficaram até mais populares junto ao público, após cometerem atos racistas ou de violência gratuita.

Hoje, esse cenário é um pouco diferente, com as redes sociais  mais atuantes e com pessoas mais engajadas, expõe esse tipo de conduta, que antes passava quase despercebido. Ou seja, agora é o momento de analisar qual tipo de produto e conteúdo você permitirá que entre na  sua casa, na sua vida, na vida dos seus filhos”.

NowPix: Você abordou muito o comportamento das empresas e influenciadores digitais. E, em outras áreas, como você está percebendo as atitudes e engajamentos dos artistas em relação a pandemia?

Cris R. Feller: Estou muito surpresa em descobrir o que muitos artistas pensam em vários aspectos.

Um exemplo, minha principal influência é o rock, sou uma roqueira que curte heavy metal, punk rock. E, nesse momento, é muito ruim ver um gênero musical que amo muito, estar associado a coisas negativas, por causa de algumas pessoas.

E também por declarações de alguns  roqueiros reacionários, o rock está mal visto no Brasil. Tem músicos que eu admiro artisticamente, mas que me decepcionei ao ouvir suas declarações. O espírito rock’n  roll não é nada disso”.

NowPix: Saindo um pouco do gênero que você gosta, o que você tem para falar sobre sobre essas lives que estão pipocando no Youtube?

Cris R. Feller: ” Não quero me ater ao estilo ou mesmo na qualidade das músicas, pois isso está relacionado a gosto, identificação e cultura de cada pessoa. Mas, por outro lado, em algumas delas, surgem verdadeiras aberrações, como falas machistas, bem como, comportamentos que não deveriam ser destinados a todos os públicos, como o infantil, sendo bombardeados com apologia ao alcoolismo, palavreado e posturas inadequadas”.   

NowPix: Nós da equipe do NowPix, agradecemos por você disponibilizar um tempo para essa troca de experiências junto ao nosso público. Deixe uma mensagem para nossos leitores.

Cris R. Feller: Eu também quero agradecer o espaço que vocês me concederam, para bater este papo neste momento tão difícil que estamos passando.

A mensagem que eu quero deixar para os leitores é uma frase de Gandhi: ” Existe em nosso planeta recursos suficientes para atender às necessidades de todos, mas em compensação eles não bastarão se o objetivo for satisfazer o desejo de posse, a avidez, a cobiça, mesmo que seja de apenas alguns”.