Como buscar recursos para abrir um negócio com pouco dinheiro

Muitos empreendedores na hora de começar um negócio acabam tenho dificuldade, pois às vezes não possui dinheiro suficiente. Geralmente é bastante comum não ter capital suficiente para abrir um negócio próprio. Neste caso, a opção é buscar alternativas para auxiliar o empresário iniciante.

Como conseguir capital para iniciar um negócio

Conforme especialistas, depender de recursos próprios pode funcionar quando o empreendimento exige da capacidade do empreendedor.

Além disso, outras formas de buscar capital é procurar por recursos com investidores, familiares, ou então procurar por financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding.

Por ultimo, há a alternativa de pedir um financiamento emprestado para os bancos. Mas é preciso ficar atento às taxas de juros e prazos do financiamento, para que isso, não torne um problema maior que a solução.

O passo a passo para começar um empreendimento com pouco dinheiro

Em todo caso, para auxiliar neste momento, confira ouras recomendações para quem está com pouco dinheiro.

Crowdfunding é uma boa dica para ter um negócio com pouco dinheiro

Reveja suas habilidades

Na hora de construir o seu negócio é preciso ter conhecimento sobre suas competências. Ou seja, é necessário saber se você tem nível de ciência no segmento que deseja investir.

Antes de gastar o dinheiro, ou endividar, veja se você possui capacidade para lidar com a empresa, já que isto é essencial para que você seja um sucesso.

Defina o quanto vai precisar gastar

Para saber se o negócio é viável, procure colocar tudo que vai gastar. A ideia é criar um plano de negócios. Não se esqueça de por tudo no papel e avaliar se o mercado vai aceitar e receber bem o seu serviço.

Ainda, não deixe de simular alguns dos seus passos e veja se você consegue manter a empresa sem usar o capital externo. É fundamental ser realista e enxergar todos os lados, o positivo e o negativo.

Procure por investidores

A sua empresa pode se desenvolver com seus recursos, mas caso não tenha resultados, procure por outras soluções. Neste quadro aposte em amigos, familiares, investidores ou crowdfunding.

Uma boa plataforma digital para crowdfunding é o Cartase, primeira iniciativa brasileira nesse segmento de financiamento coletivo.

Ao escolher alguma destas opções você não pode se esquecer de por os custos no papel, para que não ocorra o endividamento.
Além disso, este plano não pode interferir no planejamento e crescimento da sua empresa.

Dicas de como começar um negócio com pouco dinheiro

O bom e velho marketing para começar um negócio

É preciso divulgar sua marca ou serviço, mesmo que você não tenha uma loja física. Pois então o marketing pode ser sem custo, basta fazer o investimento em internet e mídias sociais.

A dica é criar uma página no Facebook, enviar fotos na conta da empresa no Instagram entre outras redes gratuitas. Todavia, não se esqueça de divulgar e apresentar os seus produtos, com isto é possível criar uma clientela.

Rede de contatos

Em um novo negócio é preciso ter o networking. Isto é fundamental para qualquer empreendedor. Neste modelo é possível criar parcerias e trazer para o seu lado alguns empresários do seu setor.

Com eles é possível ter informações sobre o mercado de trabalho e até orientações de como lidar com o negócio no dia a dia. Estas dicas permite administrar o capital e solucionar problemas do cotidiano.

Invista em especializações

Para dar certo e começar um negócio é preciso investir em algumas especializações. Mesmo que o capital está escasso a ideia é procurar por conhecimento antes de abrir sua empresa.

Deste modo, é possível evitar problemas de finanças. Procure por cursos, workshops e especializações que auxiliam o empreendedor e lhe oriente em como abrir o próprio negócio.

Uma boa opção é os cursos oferecidos pelo Sebrae, neles, o empreendedor será capacitado a compreender todo os processo de um negocio, que vão do planejamento, regularização, plano de negócios e estratégias.

Os 7 Segredos para abrir negócio próprio sem sair do emprego Todo mundo sonha em ser dono do próprio negócio e se tornar um empreendedor de sucesso. Mas muitos têm medo de abrir mão da segurança do emprego com c...
9 ideias de negócio com pouco dinheiro para trabalhar em casa Existem alguns empreendimentos que podem ser montados dentro da sua residência. Para quem deseja trabalhar por em casa é possível criar negócios barat...
15 Áreas para atuar como Microempreendedor em casa São mais de 480 áreas de atuação permitidas na modalidade de Microempreendedor Individual - MEI. Com tantas opções de atuação, muitas pessoas estão de...
Trabalhar a partir de casa | Ideias de negócios para montar Trabalhar em casa vem se tornando uma opção para muitos empreendedores, que decidiram abrir um negócio próprio. Apesar das inúmeras oportunidades, esc...

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta