Mercado da beleza no Brasil reflete a importância dos cuidados pessoais para os consumidores

O mercado da beleza continua em alta no Brasil, apesar das instabilidades econômicas vividas pelo país nos últimos anos. Os consumidores brasileiros, em sua maioria, são muito preocupados com os cuidados estéticos, o que torna esse mercado bastante promissor.

Mais da metade dos brasileiros se consideram vaidosos, aponta pesquisa

De acordo com dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2016, seis em cada dez brasileiros se consideram vaidosos e dão grande importância aos cuidados estéticos.

Mais de 60% dos entrevistados pela pesquisa afirmaram que cuidar da beleza é uma necessidade e não um luxo, e cerca de 50% acreditam que investir em produtos para melhorar a aparência física é um investimento compensatório, que proporciona satisfação e felicidade.

Essa tendência reflete a importância dos cuidados pessoais para os consumidores brasileiros. Segundo a Technavio, o Brasil é o terceiro país do mundo em consumo de cosméticos, perdendo apenas para os Estados Unidos e China.

Mercado de cosméticos do Brasil é um dos maiores do mundo

A pesquisa revelou que os hábitos de consumo dos brasileiros em relação à higiene e cuidados pessoais estão em constante crescimento, especialmente com a diversidade de novas marcas surgindo na área.

Um dos mercados que mais se destaca é o de produtos veganos, com previsão de crescimento de R$ 18 bilhões até 2024, segundo a Technavio.

Da mesma forma, houve um aumento significativo na indústria de cosméticos que oferece produtos mais acessíveis financeiramente. Empresas estão focando na classe D e E e apostando em cosméticos de baixo custo para atender às necessidades desse público.

Além disso, as marcas tradicionais de venda por catálogo, como Avon e Natura, por exemplo, também oferecem linhas para todos os orçamentos e proporcionam uma fonte de renda adicional para muitas famílias que revendem seus produtos.

Já o mercado de perfumaria é robusto, o que garante a estabilidade das vendas mesmo em momentos de instabilidade econômica.

De acordo com pesquisas, cerca de 82% dos brasileiros usam marcas de perfume nacionais, porém, muitos ainda optam por comprar em lojas físicas para se certificar da autenticidade do produto e evitar falsificações.

Prestação de serviços na área de beleza e estética

A área de prestação de serviços no mercado de beleza é ampla e engloba clínicas de beleza, spas, salões de beleza e profissionais autônomos, como manicures, pedicures e cabeleireiros. O número de novos empreendimentos nessa área continua a crescer, e os investimentos necessários para se manter competitivo também aumentam.

Esses investimentos incluem a compra de equipamentos e melhorias nas locações, além da atualização dos profissionais com as últimas tendências e técnicas do mercado e competências em gestão de negócios e empreendedorismo. O Sebrae estima que mais de 600.000 salões de beleza estão investindo em seus profissionais para atender às novas demandas do mercado, e oferece planos de negócios para incentivar os profissionais que desejam empreender nesse setor.

Escolas, como o SENAC, também oferecem cursos na área, como técnicos em estética, manicure, podologia e cabeleireiro, que são alguns dos mais procurados pelos interessados em se capacitar para atuar nesse mercado.

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