A Importância do Pronatec para o crescimento econômico e social

2 semanas atrásCursos e Educação

Criado em 2011, O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece Educação Profissional e Tecnológica gratuitamente.  Entre suas atribuições, estava, o combate a fome e o desemprego. Além disso, o programa, atua na aceleração do desenvolvimento social, econômico, bem como, a falta de competitividade do Brasil, junto aos mercados internacionais.

Pronatec e qualificação Profissional

A falta de trabalhadores com qualificação profissional, capaz de executar com máxima eficiência, suas funções atribuídas por uma empresa dentro da cadeia produtiva, tornou-se um dos principais gargalos para o crescimento econômico do país.

Essa defasagem de mão de obra qualificada, impacta diretamente na competitividade de nossas empresas, no aumento do desemprego, levando uma parcela da população viverem abaixo da linha da pobreza, ou seja sem as mínimas condições de dignidade humana.

Dentro desse cenário, surgiram os cursos gratuitos do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Uma iniciativa do Governo Federal, por meio do do Ministério da Cultura e, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Os cursos técnicos são oferecidos em pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como, escolas parceiras, entre elas, o SENAC e SENAI.

Com isso, possibilita atender uma grande parcela da população mais carente, a ter acesso ao ensino de qualificação profissional. É importante lembrar, que para a população de baixa renda, essa é uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho.

Crescimento social e econômico do país

O Pronatec é um programa que tem a ambição de ser uma oportunidade para todos os brasileiros que queiram se formar no ensino técnico ou se formar na sua capacitação profissional. a partir dessa iniciativa, possibilita uma nova cadeia de desenvolvimento social e econômico. Pois, atua na qualificação profissional, gera mais emprego, alavanca a economia local, criando um ciclo sustentável, que proporciona a qualidade de vida da população brasileira em diversas frentes.

Na época do seu lançamento, a Presidenta ‎Dilma Rousseff,  fez a seguinte declaração sobre os cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego:

“O Programa é extremamente vantajoso para o Brasil, porque precisamos assegurar que todos os brasileiros tenham uma melhoria da sua qualificação profissional, da sua qualificação e da sua capacitação técnica para que o Brasil, de fato, se transforme num grande País, numa grande nação”

Como Funciona o Pronatec?

Saiba como funciona os cursos gratuitos do Pronatec
Imagem: Pixabay

Para concorrer às bolsas de estudos em cursos gratuitos  do Pronatec, é preciso estar de acordo com alguns pré-requisitos, conforme descritos abaixo:

  • Estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;
  • Beneficiários dos programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família;
  • Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública.

Como os cursos são oferecidos por instituições de ensinos parceiras do Pronatec, os interessados, deverão pesquisar junto às essas escolas, sobre as vagas disponíveis.  Além disso, como um dos objetivos, é o desenvolvimento social e econômico, os cursos atende as demandas de cada cidade ou região.

Para receber notificações de vagas disponíveis, os interessados, também podem fazer um cadastro no site http://portal.mec.gov.br/pronatec. Basta preencher dados como: Nome, CPF, e-mail, número do celular, bem como, informações sobre o município, estado e o curso desejado. Com o cadastro realizado, será possível receber notificações por e-mail, sobre vagas disponíveis.