Agronomia | Formação em Engenheiro Agrônomo

Curso de agronomia oferece ótimas oportunidades de trabalho no mercado de agronegócio, um dos maiores segmentos econômicos do país, que se mantêm em grande crescimento, possibilitaste inúmeras oportunidades de empregos  para o futuro engenheiro agrônomo.

Graduação em Agronomia

O profissional formado em Agronomia recebe o título de engenheiro agrônomo. Tal atividade tem como meta principal aprimorar e conservar as condições das plantações, bem como dos rebanhos.

Para tanto, o engenheiro agrônomo entende, em todos os seus detalhes, os processos tanto de cultivo quanto de criação de animais. E, como resultado, ele é capaz de agir nas várias fases da cadeia produtiva. Pode, por exemplo, acompanhar da semeadura à colheita, da reprodução ao abate de rebanhos. Também cabe a esse especialista cuidar do processamento e venda de artigos agrícolas e pecuários.

Descrição do curso de Agronomia

A formação em Agronomia dura em média 5 anos. De modo geral, o curso engloba cadeiras técnicas e com viés científico. Nos dois anos iniciais, há disciplinas nas áreas de Ciências Biológicas e de Exatas. Entre essas matérias, é possível citar: biologia, estatística e bioquímica.

Conforme a graduação avança, o enfoque passa a ser os ensinos profissionalizantes. Por isso, nos três últimos anos, ministram-se aulas sobre subáreas da agronomia, como agricultura e ciência dos solos. No entanto, o curso prevê ainda matérias sobre administração e gestão.

Uma parte significativa da carga horária dos futuros engenheiros agrônomos envolve atividades práticas em laboratórios e em fazendas experimentais. Tanto o estágio quanto o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Mercado de trabalho do graduado em Agronomia

O agronegócio é responsável por 23% do faturamento do Brasil e por 40% do faturamento das exportações do país, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP. Sendo assim, as principais oportunidades para os engenheiros agrônomos estão na venda de commodities para o exterior.

As vagas de emprego se encontram em órgão governamentais, em companhias de importação ou exportação, em indústrias de alimentos, máquinas e demais implementos agrícolas. Há, mais recentemente, um aumento no interesse por produção de orgânicos e preservação dos recursos naturais.

Áreas de atuação do engenheiro agrônomo

O engenheiro agrônomo pode atuar em muitas áreas, como na administração rural, em engenharia de propriedades rurais, na defesa sanitária de plantações e rebanhos, manejo dos recursos naturais, na industrialização de produtos de origem vegetal e animal. Além disso, há a carreira acadêmica, de pesquisa e licenciatura em escolas profissionalizantes, assim como em faculdades.

Guia de Profissões

Curso de graduação em agronomia oferece ótimas oportunidades de trabalho no mercado de agronegócio e agricultura para o futuro engenheiro agrônomo … Continuar lendo