Aprenda a conseguir dinheiro para a sua oportunidade de negócio

Conheça nove alternativas de conseguir dinheiro para investir em sua oportunidade de negócio

O dinheiro é fundamental para qualquer empreendedor abrir o seu negócio. Deste modo, para ter uma oportunidade de negócio é preciso criar alternativas.

Como conseguir dinheiro para começar um negócio

Quando você vira dono do seu próprio negócio é necessário ter um capital mínimo para conseguir trazer sua ideia para a realidade.

Na maior parte das vezes, um micro empresário não possui todo o dinheiro, portanto, neste momento é necessário criar um planejamento. Através disto é possível saber o que o mercado vai exigir.

Como abrir um pequeno negócio com pouco investimento

Na realidade todos desejam negócios lucrativos com pouco investimento, mas para funcionar é preciso ter conhecimento sobre o mercado. Para aqueles que desejam abrir o próprio comércio, porém, não tem dinheiro, confira algumas opções do NowPix.

  • 1- Modelo de financiamento

O modelo de financiamento baseado no 3Fs(Friends, family and fools) é um clássico, já que pedir dinheiro emprestado é algo bastante comum.

Neste caso, a ideia é procurar o incentivo com pessoas que você possui bom relacionamento. Entretanto, é importante que tudo seja formalizado e comunicado antes. É necessário ter confiança e evitar misturar negócios na relação familiar ou com amigos.

  • 2 – Financiamento coletivo (crowdfunding)

O crowdfunding é feito pela internet e recebe apoio de pessoas físicas que possuem interesse pelo projeto. O interessante é que neste processo não existe um limite de participantes, portanto, a contribuição pode iniciar com valor acessível. Depois, se o potencial da participação aumentar é sinal do sucesso da campanha.

Ao adotar este processo, os contribuintes recebem algo em troca. Este é o modo da empresa agradecer pelo apoio concedido.

  • 3 – Equity crowdfunding

O equity crowdfunding é parecido com o financiamento coletivo. Neste caso, ao invés de receber o produto ou serviço como agradecimento, os usuários recebem a parcela da futura companhia. Deste modo, é como se o usuário tivesse comprado parte da empresa.

  • 4 – Empréstimo bancário

Esta é a opção mais comum, para sua oportunidade de negócio. Hoje existem bancos como BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e bancos públicos como o Banco do Brasil. Na lista também entram as instituições privadas como o Santander, Itaú e Bradesco.

Todos estes bancos possuem linhas para pequenas e médias empresas, mas, os juros podem ser altos, pois não apresentam garantias altas.

  • 5 – Incubadora

Caso suas ideias de negócios seja uma startup e ainda precise de aporte financeiro a opção é investir em uma incubadora. As incubadoras possuem relação com instituições de ensino e universidades e todas se interessam em apoiar os novos empreendedores.

  • 6 – Aceleradora

Este modelo é parecido com as incubadoras, mas elas são evoluídas. Desta maneira, elas definem uma startups com grande potencial e garante o apoio. Neste projeto elas oferecem estrutura, consultoria e treinamento. Como retribuição exige a participação do capital na empresa.

  • 7 – Investidor-anjo

O investidor anjo são pessoas físicas que usam o seu capital para investir em empresa que apresentam alto potencial.
O interessante é que muito destes investidores possuem conhecimento, pois já trabalharam com recursos de outras empresas. Neste ponto é possível agregar conhecimento ao seu projeto.

  • 8 – Capital semente

Esta é parecida com o investidor anjo, mas no investidor anjo o investimento vem de uma pessoa física e a capital semente é de uma pessoa jurídica.
O seu foco são as empresas que estão começando, mas já avançaram um pouco, pois já possuem estrutura, cliente e produtos. A ideia é usar o recurso dos terceiros para conquistar seu espaço no mercado.

  • 9 – Venture capital

Por fim, para conquistar sua oportunidade de negócio, o Venture capital tem o modelo de financiamento para PMEs (pequenas e médias empresas). Ou seja, ele funciona para as empresas que não estão começando, mas precisam de recursos.

Leia mais...