Barba, Cerveja e Bigode! A Volta das Barbearias Retrô

Barba, Cerveja e Bigode! A Volta das Barbearias Retrô

Barba, Cerveja e Bigode! Isso mesmo, a frase não está trocado, no que depender nas novas barbearias, que se reinventaram, resgatando todo o charme e clima dos salões das décadas de 1940, 50 e 60, aliando requinte, lazer e até um bar para agradar a clientela exigente, que vê nesses espaços, um tipo de confraria para homens, onde bebem cerveja em um happy hour com os amigos, e não descuidam de sua beleza.

Barbearias | No Fio da Navalha!

Com a popularização dos salões de beleza, as barbearias, foram perdendo o seu espaço nas ultimas décadas, e quase caíram no esquecimento, mas novos empreendimentos, resgatam o charme e estilo dos salões “a moda antiga”, resgatando o espírito das tradicionais barbearias dos anos 40, 50 e 60, como é o caso da Barbearia Corleone, em São Paulo, aberta em 2013, que além de fazer barba e cortar cabelo, conta ainda com um serviço manicure, pedicure, depilação de orelha e nariz, tudo isso ao estilo retro, compartilhando o espaço com um bar, que serve diversas marcas de cervejas nacionais e internacionais acompanhadas de uma comidinha de boteco.

Toalhas quentes, espuma de barbear e navalhas

Já para quem freqüenta o centro de São Paulo, não tem nada mais retro, que andar por suas ruas, contemplar sua arquitetura antiga e centenas de prédios historias, foi em meio a esse clima nostálgico, que surgiu em 2007, a Barbearia 9 de Julho, atualmente atendendo em seis endereços na cidade, o que comprova, que o estilo mais clássico caiu novamente no gosto dos homens.

Toalhas quentes, espuma de barbear, navalhas, pesadas cadeiras em ferro cromado. Como nas antigas barbearias, na Barbearia 9 de Julho homens de todas as idades podem cuidar da aparência, relaxar e até mesmo beber uma cerveja ou uma dose de Bourbon. Seja bem vindo ao verdadeiro clima do início do século passado, de tradição e cavalheirismo.” Assim é descrita a barbearia em sua página no Facebook.

barbearias

As Barbearias de antigamente

Os salões de cabeleireiro ficaram muito populares nas ultimas décadas, isso não temos como negar, já por outro lado as antigas barbearias, estavam fadadas a extinção, muitas foram fechadas, dando lugar a imponentes salões de beleza unisex.

Era melancólico e triste, ver o fim das barbearias, um lugar quase sagrados para os homens, será que o barbeiro, seria mais uma profissão engolida pela modernidade, assim como o alfaiate, sapateiro entre outros tantos?

Renascendo das Cinzas ou Fio a Fio

Mesmo com o sucesso dos salões de cabeleireiros, e os homens cada vez mais cuidando de sua aparência, não limitando apenas em cortar cabelos e fazer a barba, a verdade é, que o salão de beleza, ainda é visto por muitos homens como um espaço genuinamente feminino, onde as mulheres senten-se mais a vontade.

Jogar conversa fora, falar sobre futebol, discutir sobre política, fazer piadas sem graças e reunir com os amigos, isso é reservado as barbearias, talvez por isso, espaços mais retro como a Barbearia Corleone, vêem fazendo tanto sucesso entre o publico masculino. Barbearia Corleone: site oficial www.barbeariacorleone.com.brBarbearia 9 de Julho: site oficial www.barbearia9.com.br