Veja quais são os melhores sites de emprego do Brasil - Imagem:Pixabay

Saiba como conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade

O curso de graduação é o sonho de muitos estudantes que terminam o ensino médio, ou que estão a procura de crescimento profissional, afinal o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e as exigências de profissionais capacitados e com bom nível de estudo, são muito grandes, principalmente nas melhores vagas de empregos.

Como Conseguir uma Bolsa de Estudo

Ter um curso de graduação ou cursos técnico é objetivo de jovens e adultos que entram no mercado de trabalho. Isso porque, empresas de diferentes segmentos buscam profissionais qualificados e capacitados a exercer suas funções.

Entrar em universidades públicas, a concorrência por vagas é grande. Já nas instituições privadas, os valores das mensalidades torna impossível pagar. Conseguir uma bolsa de estudo, é a solução mais econômica para quem não têm muitas condições financeira.

Universidades públicas como a USP e Unicamp em São Paulo ou as Universidades Federais distribuídas em diversos Estados, é muito concorrida, o que dificulta em muito a vida da maioria da população que não tem condições de investir em educação a entrar em uma universidade com bolsa de estudo gratuita.

Para quem não consegue uma bolsa de estudo gratuita em uma instituição pública, pode buscar alternativas de bolsas em universidades e faculdades particulares.

Bolsas de Estudo pelo Prouni e Fies

O Governo Federal através de programas de incentivo a educação oferecem outras possibilidades para se fazer uma faculdade gratuita através do Prouni (Programa Universidade Para Todos) ou pelo financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)

Prouni

Para alunos de baixa renda ou participantes de programas de distribuição de renda do Governo Federal, uma alternativa é tentar uma bolsa gratuita ou parcial nas principais universidades particulares através do Prouni.

Fies

Para alunos interessados em bolsas de estudo gratuitas, mas que não se enquadram nos limites de renda do Prouni e também não tem condições de bancar os seus estudos, também podem buscar um financiamento de sua graduação, por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Através do Fies é possível terminar sua graduação, por meio de um financiamento com taxa de juros bem baixa e ainda por cima ter uma carência para o pagamento das parcelas, que não pesam muito no orçamento familiar, dando a possibilidade do estudante buscar estabilidade profissional.

Saiba como conseguir bolsas de estudo em faculdades particulares

Abaixo o NowPix, separou cinco serviços para conseguir descontos em escolas profissionalizantes e universidades.

Quero Bolsa

Com parceria em mais de mil instituições de ensino do país, o Quero Bolsa, é um dos serviços mais populares do momento. Os descontos oferecidos podem chegar em até 75% do valor das mensalidades. Além das bolsas de estudo em cursos de graduação, o Quero Bolsa também oferece descontos em cursos de pós-graduação, dando uma força a mais para alavancar a carreira profissional.

Como Funciona: Uma das facilidades do serviço, é que todo o processo é feito online. Basta entrar no site do Quero Bolsa, preencher um cadastro, pesquisar por cursos e instituições disponíveis, fazer sua escolha e adquirir a pré-matrícula. Informações complementares poderão ser feitas no telefone: 0800 123 2222.

Educafro

O Estado da Bahia, tem em sua capital, Salvador, a cidade com o maior numero de negros por habitante. Foi de lá que surgiu um movimento social de inclusão da população afrodescendente e de baixa renda nas universidades, o Educafro. Atualmente o Educafro está presente em diversas cidades brasileiras e na capital paulista.

Como funciona: Os interessados em conseguir uma bolsa, precisam fazer parte do quadro de associados, com isso, terão acesso há diversos benefícios oferecidos pela Educafro, como: Bolsas de estudo de até 100% do valor das mensalidades em cursos de graduação, pós-graduação e cursos preparatórios. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (11) 3106-2790.

Educa Mais Brasil

Com mais de 18 mil instituições parceiras do projeto atuando em mais de cinco mil cidades brasileiras, o Educa Mais Brasil, é um dos projetos de maio abrangência nacional. Oferecendo bolsas educacionais com descontos de até 70% nas mensalidades, o Educa Mais Brasil, não trabalha apenas com bolsas em cursos de graduação.

Em seu portifólio abrangem parcerias em outras modalidades e níveis educacionais, como: pós-graduação, cursos técnicos, idiomas, profissionalizantes, preparatórios para concursos, pré-vestibular/Enem e EJA-Educação para Jovens e Adultos. Informações complementares poderão ser obtidas pelos telefone: 4007 2020 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 724 7202 (demais localidades)

Neora

A Neora oferece bolsas de estudo que podem chegar até 70% em faculdades, escolas de idiomas e cursos técnicos e teste vocacional. O projeto já oferecer mais de 250 mil bolsas de estudo nas principais instituições privadas de ensino do país.

Como Funciona: Basta fazer um cadastro no site, pesquisar por cursos e instituições disponíveis e fazer a escolha que mais adequa as suas necessidades. Após escolher o curso, basta efetuar o pagamento de um cupom emitido pela Neora e seguir as instruções. Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones: Grande São Paulo:
(11) 3868-1273 e 4020-2464 para demais regiões.

Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, mantem uma política própria de concessão de bolsas em cursos de qualificações profissionais e cursos técnicos. As bolsas podem ser parciais ou de até 100% do valor da mensalidade.

Como Funciona: No Senac São Paulo, todo o processo de solicitação de descontos é feito online. Os interessados deverão estar de acordo com os pré-requisitos do Senac pra concessão de bolsas, fazer um cadastro no Portal Senac, escolher o curso que deseja realizar e preencher um formulário. Outras informações acessem: sp.senac.br.

Por: Davi Sant Anna 132 Artigos
Formado em psicologia, e pós-graduando pela COGEAE - PUC-SP. Trabalhou por 18 anos no SENAC São Paulo, nas áreas de administração, e na coordenação de pós-graduação em gestão, turismo e gastronomia.Escreve sobre comportamento, educação e estilo de vida.