Ciências Contábeis | Guia de Cursos e Profissões

Ciências Contábeis | Guia de Cursos e Profissões

Ciências Contábeis é a área responsável por controlar as contas de uma companhia a partir de registros, bem como da gestão de despesas e lucros. Dessa forma, é possível garantir o equilíbrio na receita das empresas.

Curso de Graduação em Ciências Contábeis

O profissional do ramo, chamado de contador, administra os documentos de compras, vendas, investimentos e aplicações conduzidos pelo negócio. Como resultado, o empreendedor tem uma visão mais exata do seu patrimônio.

O contador também analisa cenários econômicos e oferece dados aos dirigentes da organização para que decidam sobre o futuro da firma de modo embasado.

Em adição a anotar os fatos e ações administrativas, o contador cuida do pagamento de impostos. Para atuar nesse setor, o indivíduo tem de se registrar no Conselho Regional de Contabilidade.

Descrição do curso de Ciências Contábeis

A formação em Ciências Contábeis dura em média 4 anos. No primeiro ano da graduação, espere disciplinas básicas como sociologia, economia, língua portuguesa, direito e administração.

Mais adiante, o enfoque passa a ser as cadeiras técnicas e gerenciais, como teoria da contabilidade, contabilidade financeira e planejamento. A partir do terceiro ano, têm início as aulas de perícia e auditoria. Nem todas as faculdades exigem estágio e monografia para a conclusão do curso.

Mercado de trabalho em contabilidade

Desde que o Brasil adotou as Normas Internacionais de Contabilidade em 2010, percebe-se uma melhoria no mercado de trabalho desse bacharel. Há uma demanda significativa de contadores pela necessidade de se mandar informações para a Receita Federal, resultado de uma série de tributos de alta complexidade. É possível atuar tanto como autônomo quanto no setor público. Além disso, escritórios de contabilidade são frequentemente contatados por empresários que desejam um plano que permita o crescimento da sua firma.

Áreas de atuação do graduado em Ciências Contábeis

Esse profissional tem as ferramentas para trabalhar em auditoria, isto é, fiscalizando os balanços das empresas. Também pode criar estratégias para as despesas relacionadas ao meio ambiente na contabilidade ambiental de empreendimentos.

No caso da contabilidade gerencial, o contador faz o registro e examina todas as transações financeiras, assim como patrimoniais, da companhia. Mais especificamente, ele pode ser contratado para comandar os procedimentos fiscais e as finanças de entidades públicas ou privadas. Por fim, a licenciatura é outro caminho viável para quem se forma em Ciências Contábeis.