Como Fazer Alvejante Vanish Sem Cloro | Tira Manchas

Como Fazer Alvejante Vanish Sem Cloro

Com a vida cada vez mais corrida, sobra menos tempo para fazer algumas atividades domésticas, entre elas, está a lavagem de roupas, onde precisamos de soluções mais praticas para diminuir o tempo de lavagem, economizar materiais de limpeza, mas sem abrir mão de ter roupas limpas e sem manchas.

Foi nessa situação que surgiu no mercado, novos tipos de alvejantes sem o uso de cloro, mais modernos e eficientes no clareamento de roupas e para tirar manchas, entre as marcas mais  conhecidas, e esta o alvejante Venish, vendido em sua formula liquida e também em pós.

Como Fazer Alvejante sem Cloro para Roupas Coloridas

Durante muitos anos, o cloro, foi o principal componente ativo dos alvejantes tradicionais, porem, para o uso em roupas com tecidos mais modernos ou coloridos, sua eficiência fica muito abaixo do desejado, pois os alvejantes com cloro, não conseguem conservar as cores das roupas coloridas, alem de reduzir o tempo de uso das roupas, que ficam envelhecidas rapidamente.

Já os alvejantes sem cloro, utilizado na lavagem de roupas coloridas e tirar as manchas mais difíceis, utilizam em sua formula, o peróxido de hidrogênio, também conhecido em sua formula liquida como Água Oxigenada. Antes de ser utilizado na fabricação de alvejantes de roupas sem cloro, o peróxido de hidrogênio, já era bastante utilizado pela industria nos processos de branqueamento de celulose, papel e têxtil.

Como Fazer Alvejante Sem Cloro

Para fazer a receita de Vanish liquido, que rende aproximadamente 25 lavagens de roupas em maquinas de lavar roupa, capacidade média, precisará dos seguintes equipamentos: luvas de borracha, óculos de proteção, vasilha grande com tampa para fechar, espátula e uma colher de sopa.

Ingredientes:

  • 150 ml de Peróxido de Hidrogênio a 30% ( Água Oxigenada 30 volumes)
  • Bicabornato de sódio – 7 colheres de sopa
  • Sabão em pó- 7 colheres
  • Amaciante liquido – 3 colheres de sopa
  • Essências hidrossolúvel utilizadas na fabricação de sabonetes e perfumes

A água oxigenada é responsável por tirar as manchas mais difíceis dos tecidos, sem danifica-los, já o bicarbonata é utilizado como agente auxiliar na limpeza das roupas, alem de realçar a cor branca, já a essência, deixa as roupas mais cheirosas, dando aquela sensação de limpeza e conforto.

Modo de Fazer o alvejante sem cloro

O preparo do alvejante é relativamente simples, mas por se tratar de uma mistura química, podendo ter reações adversas, é recomendável o uso de óculos e luvas para proteção dos olhos e mãos.

Em uma  vasilha grande, misture todos os ingredientes, adicionando a água oxigenada e mexendo com uma espátula até formar uma pasta homogenica, para deixar o alvejante mais liquido ou mais denso, basta administrar adicionando um pouco de água.

Após o preparo, é necessário guardar a mistura em um pote com tampa, esse pote deve ser bem escuro, pois o peróxido de hidrogênio reage em contato com a luz, perdendo a sua característica e eficiência em tirar manchas de roupas.

Vale ressaltar que esse pote, não pode ser de nenhum tipo de alimento ou refrigerante, para evitar a ingestão acidental por crianças.

Para lavar as roupas, basta adicionar 1 colher de chá para cada 10 kg de roupas, não misturando roupas claras e coloridas na mesma lavagem, assim está feito o seu alvejante sem cloro tipo Venish!