Aprender a fazer uma horta orgânica em casa ou apartamento é algo bastante simples, saudável e relaxante para o corpo e alma. Conheça as técnicas e procedimentos para ter uma horta orgânica em casa.

Horta Orgânica

Para ter sua horta orgânica em sua casa ou apartamento não é necessário um espaço muito grande, basta ter um cantinho onde o Sol irradia por algumas horas, bem como,  uma jardineira ou vasos. Já, para quem mora em casas com jardins ou quintal grande, pode se aventurar em fazer hortas orgânicas mais elaboradas e com maior variedade de hortaliças.

As jardineiras são um ótimo lugar para fazer sua horta orgânica em lugares com poucos espaços. O cultivo se assemelha aos de hortas em canteiros no preparo da terra com compostos orgânicos que podem ser adquiridos em lojas especializadas.

Preparo da jardineira:
Na base da jardineira, coloque um pouco de pedrisco ou argila expandida cerca de 1 terço do tamanho da jardineira, esse procedimento é importante para a drenagem da água da jardineira.

O preparo da terra deve ser feito com duas partes de terra comum e uma parte de composto orgânico ou húmus, esses produtos também são encontrados em lojas especializadas.

Após preparar a jardineira, é hora de plantar as sementes de temperos, legumes e hortaliças. Siga as instruções de cada semente contida nas embalagens.

Depois disso, basta cuidar de sua horta com bastante paciência, aguardando o tempo certo para cada legume e hortaliça, para colher produtos de qualidade e livres de agrotóxicos.

Caso necessite utilizar produtos para controlar pragas, veja como fazer receitas naturais com resultados eficientes e não prejudiciais à saúde.

Dicas: cascas de frutas e legumes podem ser utilizadas no preparo do composto orgânico, esses materiais são ótimos adubos naturais.