Quem busca abrir um novo empreendimento, optar por uma franquia, pode ser uma escolha mais confiável. Isso porque, parte do investimento em estratégia, desenvolvimento e marketing, foram realizados pelo franqueador.

No mercado de Franquia, existe opção para diferentes tipos de empreendedores, desde os que contam com pouco capital, até os grandes investidores.

Quanto maior a estrutura do franqueador, menores serão os riscos do empreendimento. Por outro lado, exige um grau de investimento maior. Um dos fatores decisivo na escolha por uma marca de franquia está exatamente no número de unidades abertas. Não que isso seja o único fator, mas demonstra a solidez da empresa, tanto junto aos seus franqueados, quanto a solidificação da marca junto aos consumidores.

A ABF (Associação Brasileira de Franchising), reúne mais de mil marcas associadas. Em seu portal, é possível ter acesso a diversos dados, que servem como parâmetro para quem deseja empreitar no universo das franquias.

Todos os anos a ABF divulga uma lista comas cinqüenta maiores franquias do pais em número de lojas.  Nessa lista d as 50 maiores marcas de franquias do Brasil, segundo a ABF, um detalhe chama muito atenção. Fica por conta da parcela representado pelo setor de alimentação. Ou seja, 34% dos associados, trabalham no setor de alimentação, demonstrando que esse é um segmento já solidificado e em grande expansão.

  • Franquias de alimentação – 34%);
  • Franquias em serviços educacionais – 18%;
  • Franquias em Saúde, Beleza e Bem-Estar – 16%

Conheça as maiores marcas de franquias do Brasil

Apesar do segmento de alimentação liderar o número de associados da ABF, a marca líder no rank das maiores em número de lojas fica por conta de O Boticário. A rede de perfumaria e maquiagens fechou 2018 com 3.762 unidades.

Já na segunda posição está a franquia da AM PM, com 2415 lojas. Para quem não associou o nome a marca, a AM PM A é uma rede de franquias de lojas de conveniência localizadas nos postos do Grupo Ipiranga.

Com 2081 lojas, a Cacau Show ocupa a terceira posição, seguida por MCDonald’s com 2009 e Jet Oil. Como é possível observar nessa lista, empreendimentos em postos de gasolinas, demonstram uma boa oportunidade de negócio. Segue abaixo a lista completa das maiores marcas de franquias do ano:

 Marca Unidades
O BOTICÁRIO 3.762
AM PM MINI MARKET 2.415
CACAU SHOW 2.081
MCDONALD´S 2.009
JET OIL 1.735
LUBRAX + 1.617
KUMON 1.400
BR MANIA 1.311
WIZARD BY PEARSON 1.195
DIA% 1.145
CVC BRASIL 1.097
BOB´S 1.054
ÓTICAS CAROL 1.048
CORREIOS 1.002
FARMÁCIAS FTB 994
ÓTICAS DINIZ 991
SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS 912
FISK CENTRO DE ENSINO 806
CCAA 723
CHILLI BEANS 722
ACQIO 672
NOSSO BAR 670
HERING STORE 623
CNA 579
LOCALIZA RENT A CAR 574
5ÀSEC 457
PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES 452
HAVAIANAS 439
DROGARIAS FARMAIS 432
CHIQUINHO SORVETES 425
CARMEN STEFFENS 421
MICROLINS 408
AREZZO 395
GIRAFFAS 394
CHOCOLATES BRASIL CACAU 393
MUNDO VERDE 386
SPOLETO 371
KOPENHAGEN 352
INSTITUTO EMBELLEZE 319
HABIB´S 318
IGUI 315
CASA DE BOLOS 305
SPA DAS SOBRANCELHAS 304
PITICAS MODA CRIATIVA 304
REI DO MATE 302
SOBRANCELHAS DESIGN 302
NÃO+PÊLO 299
SODIÊ DOCES 294
YÁZIGI 286
MORANA 278

A lista acima faz parte de uma divulgação anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em seu quadro são reunindo mais de 1.100 empresas do setor.