Pesquisa Personalizada

Conheça as 50 maiores franquias do Brasil, e detalhe chama atenção

Quem busca abrir um novo empreendimento, optar por uma franquia, pode ser uma escolha mais confiável. Isso porque, parte do investimento em estratégia, desenvolvimento e marketing, foram realizados pelo franqueador.

No mercado de Franquia, existe opção para diferentes tipos de empreendedores, desde os que contam com pouco capital, até os grandes investidores.

Quanto maior a estrutura do franqueador, menores serão os riscos do empreendimento. Por outro lado, exige um grau de investimento maior. Um dos fatores decisivo na escolha por uma marca de franquia está exatamente no número de unidades abertas. Não que isso seja o único fator, mas demonstra a solidez da empresa, tanto junto aos seus franqueados, quanto a solidificação da marca junto aos consumidores.

A ABF (Associação Brasileira de Franchising), reúne mais de mil marcas associadas. Em seu portal, é possível ter acesso a diversos dados, que servem como parâmetro para quem deseja empreitar no universo das franquias.

Todos os anos a ABF divulga uma lista comas cinqüenta maiores franquias do pais em número de lojas.  Nessa lista d as 50 maiores marcas de franquias do Brasil, segundo a ABF, um detalhe chama muito atenção. Fica por conta da parcela representado pelo setor de alimentação. Ou seja, 34% dos associados, trabalham no setor de alimentação, demonstrando que esse é um segmento já solidificado e em grande expansão.

  • Franquias de alimentação – 34%);
  • Franquias em serviços educacionais – 18%;
  • Franquias em Saúde, Beleza e Bem-Estar – 16%

Conheça as maiores marcas de franquias do Brasil

Apesar do segmento de alimentação liderar o número de associados da ABF, a marca líder no rank das maiores em número de lojas fica por conta de O Boticário. A rede de perfumaria e maquiagens fechou 2018 com 3.762 unidades.

Já na segunda posição está a franquia da AM PM, com 2415 lojas. Para quem não associou o nome a marca, a AM PM A é uma rede de franquias de lojas de conveniência localizadas nos postos do Grupo Ipiranga.

Com 2081 lojas, a Cacau Show ocupa a terceira posição, seguida por MCDonald’s com 2009 e Jet Oil. Como é possível observar nessa lista, empreendimentos em postos de gasolinas, demonstram uma boa oportunidade de negócio. Segue abaixo a lista completa das maiores marcas de franquias do ano:

 MarcaUnidades
O BOTICÁRIO3.762
AM PM MINI MARKET2.415
CACAU SHOW2.081
MCDONALD´S2.009
JET OIL1.735
LUBRAX +1.617
KUMON1.400
BR MANIA1.311
WIZARD BY PEARSON1.195
DIA%1.145
CVC BRASIL1.097
BOB´S1.054
ÓTICAS CAROL1.048
CORREIOS1.002
FARMÁCIAS FTB994
ÓTICAS DINIZ991
SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS912
FISK CENTRO DE ENSINO806
CCAA723
CHILLI BEANS722
ACQIO672
NOSSO BAR670
HERING STORE623
CNA579
LOCALIZA RENT A CAR574
5ÀSEC457
PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES452
HAVAIANAS439
DROGARIAS FARMAIS432
CHIQUINHO SORVETES425
CARMEN STEFFENS421
MICROLINS408
AREZZO395
GIRAFFAS394
CHOCOLATES BRASIL CACAU393
MUNDO VERDE386
SPOLETO371
KOPENHAGEN352
INSTITUTO EMBELLEZE319
HABIB´S318
IGUI315
CASA DE BOLOS305
SPA DAS SOBRANCELHAS304
PITICAS MODA CRIATIVA304
REI DO MATE302
SOBRANCELHAS DESIGN302
NÃO+PÊLO299
SODIÊ DOCES294
YÁZIGI286
MORANA278

A lista acima faz parte de uma divulgação anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em seu quadro são reunindo mais de 1.100 empresas do setor.

Por: Davi Sant Anna 132 Artigos
Formado em psicologia, e pós-graduando pela COGEAE - PUC-SP. Trabalhou por 18 anos no SENAC São Paulo, nas áreas de administração, e na coordenação de pós-graduação em gestão, turismo e gastronomia.Escreve sobre comportamento, educação e estilo de vida.