Qual será a profissão do futuro? Pesquisa aponta as áreas mais promissoras no Brasil segundo empresários e profissionais de RH – setor de serviços está em alta, com destaque para ocupações ligadas à Tecnologia da Informação.

Conheça hoje as profissões do amanhã

Imagine o contexto: a família, os amigos, os vizinhos e toda a sociedade decidiram que é hora de você escolher a carreira que, provavelmente, chamará de “sua” pelas próximas décadas. Para quem pressiona é fácil. Mas para a maioria das pessoas que sentem essa pressão na pele é mais complicado.

Se você vive uma história semelhante, saiba que possuir afinidade com a área escolhida é muito importante. Mas nem sempre resolve. Por isso, vale a pena ficar de olho na movimentação do mercado de trabalho. Para lhe ajudar nessa empreitada, seguem alguns dados bastante quentes.

Vagas disponíveis
A Pesquisa de Demanda Atual e Futura da Educação Profissional do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é realizada regularmente pelo Senac justamente com essa finalidade. Em sua edição, foram ouvidos mais de 3 mil empregadores das cinco regiões do Brasil [fonte].

Uma das conclusões talvez já ajude você a decidir: falta mão de obra qualificada no país para atender todas as oportunidades de emprego disponíveis, especialmente em Informática e Telecomunicações. Ou seja, há um descompasso entre os profissionais que as empresas querem e as competências que eles têm apresentado. Esse dado deixa explícito que qualificação é fundamental para quem procura uma vaga.

Conheça as áreas que estão em alta no mercado de trabalho

As profissões que exigem conhecimento aprofundado, sobretudo aquelas relacionadas à Tecnologia da Informação, estão entre as mais promissoras para os próximos anos. Veja agora todas as áreas bem cotadas:

Tecnologia da Informação – a informática é essencial para a produtividade e competitividade das empresas. Os destaques são os serviços pessoais de organização de dados e o desenvolvimento de aplicativos e jogos digitais.

Telecomunicações – é um dos setores de maior inovação e expansão. O foco são a transmissão de dados e a cobertura de rede, especialmente pelo crescimento de dispositivos móveis com tecnologias 4G e 5G.

Turismo, Hotelaria e Lazer – nos últimos anos, o setor mantém tendência de crescimento e é um importante fomentador de oportunidades de trabalho. Todas as atividades estão aquecidas, com ênfase para o turismo doméstico e de negócios.

Saúde – o aumento da expectativa de vida do brasileiro é um dos fatores que contribuem para maior demanda de serviços de saúde. O bem-estar do idoso é um dos destaques, assim como especializações ligadas à enfermagem, odontologia, prótese e ortopedia.

Meio ambiente – área cada dia em mais evidência, pela conscientização sobre sua importância e pelas crescentes exigências legais na responsabilidade ambiental das empresas. Dentre as demandas constam gestão da sustentabilidade e de resíduos, preservação da biodiversidade e fontes alternativas de energia.

Petróleo e gás – a exploração do pré-sal é o grande motivador das oportunidades, especialmente nas ocupações ligadas à gestão e segurança do trabalho.