Conheça mais sobre o Curso Técnico em Comércio

Conheça o curso Técnico em Comércio, que formam profissionais para atuar em diversas áreas do setor de comércio em geral, como em lojas físicas e/ou online, empresas de telemarketing, bem como, empreendendo na área de vendas. Com essa formação, são abertas aos formandos diversas possibilidades de empregos em um dos setores mais aquecidos da economia brasileira.

Curso Técnico em Comércio

O Técnico em Comércio será habilitado para: Aplicar métodos de comercialização de bens e serviços em loja física ou virtual, bem como, efetuar controle quantitativo e qualitativo de produtos, preços e tributos.

Coordenar e controlar a armazenagem em estabelecimento comercial, além de elaborar planilha de custos. Identificar demanda e comunicar previsões a fornecedores. Ofertar serviços correlatos aos produtos comercializados.

Operacionalizar planos de marketing e de comunicação, bem como, executar atividades voltadas à logística, a recursos humanos e à comercialização.

Para atuação como Técnico em Comércio, são fundamentais: Conhecimentos e saberes relacionados ao funcionamento da área comercial e de prestação de serviços, de modo a atuar em conformidade com as legislações e diretrizes de conduta, como também com as normas de saúde e segurança do trabalho.

Atuação de forma proativa em atividades de comercialização de produtos e serviços, com visão empreendedora, comunicação clara e cordial, comprometimento com necessidades e desejos de clientes e respeito a demais stakeholders. Conheça as vantagens do curso técnico em comércio.

Carga horária mínima

O curso técnico terá duração estimada de um ano na forma subsequente, com carga horária mínima de 800 horas. Essa duração pode variar de acordo com cada plano de curso, principalmente levando-se em conta os cursos integrados e concomitantes.

O curso, na modalidade presencial, poderá prever até 20% da sua carga horária diária em atividades não presenciais.

O curso poderá ser realizado na modalidade EaD com, no mínimo, 20% da carga horária em atividades presenciais, nos termos das normas específicas.

A instituição, ofertante do curso, poderá desenvolver a carga horária em regime de alternância, com períodos de estudos na escola e outros períodos no campo/local de trabalho.

Além da carga horária mínima prevista, o curso poderá ter estágio curricular supervisionado obrigatório, a critério da instituição ofertante.

Caso o curso seja ofertado na modalidade EaD, a carga horária de estágio será cumprida de forma presencial.

Pré-requisitos para ingresso no Curso Técnico em Comércio

  • Para ingresso no Curso Técnico Subsequente, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.
  • Para ingresso no Curso Técnico Concomitante, o estudante deverá estar cursando o Ensino Médio.
  • Para ingresso no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental.
  • Para ingresso no Curso Técnico Integrado à Educação de Jovens e Adultos, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental.

*Informações com base no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) disciplina a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, a partir de 2021.