Conheça o curso Técnico em Cuidados de Idosos, que formam profissionais capacitados a cuidar de pessoas idosas, auxiliando a família e a equipe multiprofissional a zelar pela saúde e bem-estar, além de ajudar em tarefas rotineiras e a ocupar o tempo livre com atividades, bem como, atuar como facilitador da integração idoso, família e sociedade.

Curso Técnico em Cuidados de Idosos

Área de Atuação do Técnico em Cuidados de Idosos: Centros de convivência; Centros-dia e hospitais-dia; Instituições de longa permanência para idosos; Instituições de saúde; Serviços de cuidado domiciliar e Profissional autônomo.

O Técnico em Cuidados de Idosos será habilitado para: Acompanhar idosos a serviços previdenciários, de assistência social e de saúde; Administrar medicação oral e tópica conforme prescrição médica; Auxiliar a pessoa idosa nas atividades básicas e instrumentais da vida diária.

Cuidar de pessoas idosas, dependentes ou independentes, nos aspectos físico, mental, social e cultural; Estimular atividades ocupacionais e de lazer; Identificar situações de urgência e necessidades de primeiros socorros.

Promover o envelhecimento ativo e a saúde funcional; Promover os direitos e a dignidade da pessoa idosa; Realizar atividades de promoção da saúde e cuidados.

Recomendar adequações ambientais que previnam acidentes e Zelar pela autonomia do idoso e melhoria da qualidade de vida.

Para a atuação como Técnico em Cuidados de Idosos, são fundamentais: Conhecimento das políticas públicas de saúde e compreensão de sua atuação profissional frente às diretrizes, aos princípios e à estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS);

Respeito aos direitos da pessoa idosa; Conhecimentos e saberes relacionados aos princípios das técnicas aplicadas na área, sempre pautados numa postura humana e na ética do cuidado;

Conhecimento sobre biossegurança e sobre estratégias para o autocuidado físico e mental;

Resolução de situações-problema, gestão de conflitos, trabalho em equipe de forma colaborativa, comunicação e ética profissional e Atualização e aperfeiçoamento profissional por meio da educação continuada. Conheça as vantagens do curso técnico em Cuidados de Idosos.

Carga horária mínima do curso Técnico em Cuidados de Idosos

O curso terá duração estimada de um ano, com carga horária mínima de 800 horas. Essa duração é estimada para a forma subsequente.

O curso, na modalidade presencial, poderá prever até 20% da sua carga horária diária em atividades não presenciais.

O curso poderá ser realizado na modalidade EaD com, no mínimo, 50% da carga horária em atividades presenciais, nos termos das normas específicas.

A instituição, ofertante do curso, poderá desenvolver a carga horária em regime de alternância, com períodos de estudos na escola e outros períodos no campo/local de trabalho.

Além da carga horária mínima prevista, o curso deverá ter estágio curricular supervisionado obrigatório com carga horária mínima de 400 horas, conforme legislações/normativas específicas, ou a critério do projeto pedagógico da instituição ofertante do curso.

Pré-requisitos

  • Para ingresso no Curso Técnico Subsequente, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.
  • Para ingresso no Curso Técnico Concomitante, o estudante deverá estar cursando o Ensino Médio.
  • Para ingresso no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental.
  • Para ingresso no Curso Técnico Integrado à Educação de Jovens e Adultos, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental.

Com base no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) disciplina a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, a partir de 2021.