Conheça o curso Técnico em Prótese Dentária, que forma profissionais capacitados a moldar aparelhos protéticos com função ortodôntica ou estética, bem como, moldes para próteses dentárias e lentes de contato para os dentes. Além de dominar diferentes tipos de próteses dentárias, usando técnicas manuais e digitais.

Curso Técnico em Prótese Dentária

Área de atuação do Técnico em Prótese Dentária: Clínicas e consultórios odontológicos; Empresas de materiais odontológicos.; Laboratório de prótese dentária e de aparelhos ortodônticos; Profissional autônomo e Serviços de saúde

O Técnico em Prótese Dentária será habilitado para: Confeccionar e reparar próteses dentárias, aparelhos ortodônticos, aparelhos ortopédicos e dispositivos protéticos bucais;

Gerenciar laboratórios de prótese dentária; Prestar suporte técnico ao cirurgião-dentista na fase laboratorial do processo de reabilitação oral.

Para a atuação como Técnico em Prótese Dentária, são fundamentais: Conhecimento das políticas públicas de saúde e compreensão da atuação profissional frente às diretrizes, aos princípios e às estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS);

Conhecimentos e saberes relacionados aos princípios das técnicas aplicadas na área, sempre pautados numa postura humana e na ética do cuidado;

Organização, responsabilidade, iniciativa social, determinação e criatividade, promoção da humanização da assistência;

Resolução de situações-problemas, gestão de conflitos, trabalho em equipe e interdisciplinar de forma colaborativa, comunicação e ética profissional e Atualização e aperfeiçoamento profissional por meio da educação continuada.

Com base no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) disciplina a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, a partir de 2021.

Carga horária mínima do curso Técnico em Prótese Dentária

O curso terá duração estimada de um ano e meio, com carga horária mínima de 1200 horas. Essa duração é estimada para a forma subsequente.

O curso, na modalidade presencial, poderá prever até 20% da sua carga horária diária em atividades não presenciais.

O curso poderá ser realizado na modalidade EaD com, no mínimo, 50% da carga horária em atividades presenciais, nos termos das normas específicas.

A instituição, ofertante do curso, poderá desenvolver a carga horária em regime de alternância, com períodos de estudos na escola e outros períodos no campo/local de trabalho.

Além da carga horária mínima prevista, o curso deverá ter estágio curricular supervisionado obrigatório com carga horária mínima de 400 horas, conforme legislações/normativas específicas, ou a critério do projeto pedagógico da instituição ofertante do curso.