Não importa qual seja o seu estilo: rosto lisinho, barba mal feita ou barba cheia. O barbeador é um objeto que está presente no seu dia a dia, sem que você e a maioria dos homens se deem conta disso. Mas praticamente todo dia você o utiliza e, certamente, toda semana você compra barbeadores descartáveis. Já parou para fazer as contas de quanto você gasta por mês com barbeadores, ou melhor, quanto você gasta por ano com barbeadores descartáveis? Sim, um dinheirão! E ainda tem os cremes, espumas e etc.

Além do desfalque no bolso proporcionado pelos barbeadores descartáveis, eles também causam outros danos, principalmente à pele. Estou falando daqueles terríveis cortezinhos, inevitáveis até mesmo para os mais experientes na velha arte de fazer a barba. Além disso, ainda tem as alergias que vez ou outra um barbeador comum costuma causar. Isso sem falar no fato de que fazer a barba é chato – pra caramba! –, pelo menos é essa a opinião da maioria dos homens. Chato porque demora, porque às vezes machuca e causa alergia. E mais chato ainda porque é difícil deixar a barba como se gostaria.

Chegou à hora de trocar seu aparelho descartável por um elétrico

Mas calma que a tecnologia fez o grande favor ao universo masculino de criar o incrível barbeador elétrico! Ou seja, isso não é novidade, pois eles já estão no mercado há algum tempo. Porém, de alguns anos para cá sua popularidade vem aumentando e grandes marcas têm investido na criação de barbeadores elétricos cada vez mais modernos e eficazes. E eles tem se tornado assunto, seja na mesa do bar ou em fóruns de internet. O motivo: finalmente os homens estão se dando conta que usar barbeador descartável é uma grande furada!

Vale à pena?
Sim, e muito! O primeiro motivo para se comprar um barbeador elétrico foi exposto no início do texto: dinheiro! Melhor dizendo, economia. Um barbeador elétrico custa caro, principalmente se comparado ao preço dos vulgares barbeadores descartáveis. Já, por outro lado, a comparação correta a ser feita é ‘preço de um aparelho elétrico versus dinheiro gasto ao longo de um ano com barbeadores descartáveis’. Um barbeador elétrico dura bem mais do que um ano!

Outro motivo, talvez mais importante, e fundamental para muitos homens é a barba perfeita, sem cortes, sem alergias. Além disso, o uso correto do aparelho pode evitar os incômodos pelos encravados.

Com um barbeador elétrico você corta os pelos do seu rosto com precisão, deixando o rosto muito mais liso, já que o aparelho corta os pelos por igual. E é quase impossível de se cortar com um. As alergias, tão incomodas, também deixam de existir quando se adquire um barbeador elétrico. E pode esquecer aquele monte de cremes, loções e espumas necessários para o uso de um barbeador descartável. O elétrico faz a barba a seco. Legal, não?

Vale lembrar que barba grande, ou mal feita, hoje está na moda. Melhor ainda, nas graças do gosto feminino. E como deixar uma barba cheia bem aparada, bonita e charmosa? Sim, com um barbeador elétrico! Com um descartável seria impossível e, para se manter bonitão, seria necessário gastar uma boa grana semanal com um barbeiro.

Modelos de barbeadores elétricos

No início os barbeadores elétricos eram bem simples: ligados na tomada através de um fio, uma lâmina e só. Mas hoje existe uma variedade de modelos, que oferecem diferentes funcionalidades: controle na altura do corte, funcionando como um aparador, aparelhos a prova d’água e sem fio. Alguns contam com designs bem estilosos. Também existem dois tipos diferentes de lâminas: os barbeadores de folha e os barbeadores giratórios.

Os aparelhos de folha contam com um sistema de lâmina parecido com o barbear normal, e proporcionam um movimento parecido com o do aparelho descartável ao fazer a barba. Já os barbeadores giratórios possuem de 2 a 4 cabeças e o movimento de barbear dele é um pouco diferente.

O modelo ideal depende das suas necessidades. Se você gosta de fazer a barba embaixo do chuveiro, compre um aparelho a prova d’água, por exemplo. Se gosta do movimento tradicional de barbear, opte por aparelhos de folha.

Enfim, uma questão de gosto. E também de bolso, pois vale lembrar que há uma grande diferença de valor entre os barbeadores elétricos top de linha e os mais simples. Mas seja qual for a sua escolha, tenha certeza que estará fazendo um excelente negócio ao abandonar os obsoletos barbeadores descartáveis.