Conheçam a lista dos 25 Cursos Técnicos que vale a pena investir

Para quem é jovem e estar terminando ou cursando o ensino médio, escolher uma carreira profissional, não é uma  decisão muito fácil, pois devem ser levados em conta às afinidades, gostos pessoais, mercado de trabalho etc. Nesse contexto, fazer um curso técnico, pode ser o uma boa opção.

A escolha por um curso técnico é o caminho mais rápido para muitas pessoas que tem urgência de entrar no mercado de trabalho, bem como conseguir as melhores vagas de emprego e salários.

Outra vantagem, é a possibilidade de conseguir bolsa de estudo em cursos técnicos gratuitos em instituições como o Senai, Senac ou pelo Pronatec.

Quais são os melhores cursos técnicos para fazer

É claro que algumas profissões pagam mais que outras, e isso dependem da demanda econômica, numero de profissionais disponíveis no mercado e nível de conhecimento envolvido para exercer a profissão.

Mas existem outros fatores que devem ser levado em conta como, por exemplo, a demanda de sua região por um profissional, ou seja, não adianta escolher fazer um curso para área naval, se em sua cidade ou estado, não há empregos nessa profissão.

Para ajudar na hora de escolher o curso técnico que deseja fazer, separamos 20 cursos técnicos que valem a pena conhecer.

Profissões que exigem apenas o curso técnico

Para quem tem pressa de entrar no mercado de trabalho, confira uma relação de profissões que podem ser exercidas apenas com a certificação técnica. Os cursos não estão listados por ordem de salários ou que mais empregam. Esses são apenas umas demonstrações das possibilidades de emprego.

1- Segurança no Trabalho

Profissional exigido por lei na indústria e em grandes organizações para  atender  a legislação e normas aplicadas à segurança, saúde e meio ambiente.
A área exige profissional qualificado, disciplinado e com ótimo senso organizacional e preventivo.

O Técnico em Segurança no Trabalho é responsável pela coordenação e realização de ações para assegurar a integridade física e mental das pessoas. Bem como atando na preservação do meio ambiente, do patrimônio e da imagem da organização.

Técnico em Segurança no Trabalho

2- Telecomunicações

A infraestrutura do Brasil ainda passa por grandes transformações e crescimento. Para atender essa grande demanda, o mercado de telecomunicações é um dos pilares desse crescimento econômico.

O Técnico em Telecomunicações, atua na indústria participando de projetos de implantação ou manutenção de equipamentos de redes e sistemas de telecomunicações.

3- Mecânica Automotiva

Na ultima década a frota de veículos automotivos quase que duplicou. O mercado de manutenção de carros, caminhões e utilitários, necessitam de bons profissionais.

O Técnico de Manutenção Automotiva tem por objetivo realizar a manutenção e a inspeção de sistemas automotivos, participarem da gestão de recursos utilizados nos processos produtivos e de manutenção. Na indústria, também participa do processo produtivo de veículos automotores.

O mercado de trabalho abre diversas possibilidades, desde abrir o próprio negocio, ou trabalhar em grandes oficinas, concessionárias e transportadoras.

4- Manutenção de Máquinas industriais

Com um mercado globalizado, a competitividade, não permite margens para contratempos. Por isso a industria não abre mão de manter seu maquinário em bom estado.

O técnico de Manutenção de Máquinas Industriais, é responsável por trabalhar na equipe de manutenção desses importantes equipamentos. O profissional é responsável por planejar, executar e controlar a manutenção de sistemas, equipamentos e máquinas mecânicas.

5- Logística

A precisão em todo o processo de produção e entrega, é fundamental para manter uma empresa competitiva. Tempo é dinheiro em qualquer tipo de negocio, por isso o sistema de logística é fundamental.

O técnico de Logística tem por objetivo o planejamento, execução e controle das operações dos processos logísticos. Bem como,  atender a demanda de suprimentos, produção e distribuição de bens e serviços.

6- Mecatrônica

A automação de diversos processos em uma linha de produção, é realidade nas empresas mais competitivas do mercado.
O Técnico de Mecatrônica é um dos profissionais na linha de frente no desenvolvimento de sistemas de automação, visando à qualidade e produtividade desses processos.

Um processo essencial para a fluidez dos processos de manufatura, integrando as tecnologias eletrônica, mecânica, de controle automático e computação.

7- Eletrônica

Uma das mais amplas áreas dentro do mercado produtivo moderno. A eletrônica está presente em praticamente tudo. Desde sistemas de alarmas, passando por controle de estoques e vigilância interna.

O Técnico de Eletrônica é responsável por desenvolver circuitos eletrônicos, integrar de sistemas eletrônicos e realizar a manutenção de circuitos e sistemas eletrônicos.

8- Metalurgia

Da indústria automotiva à construção civil, a metalurgia é um mercado amplo, com vagas de empregos em diversas regiões do país. Os profissionais mais requisitados estão entre os melhores salários de um profissional com certificação técnica.

O Técnico de Metalurgia atuam no planejamento, supervisão, gestão e operação dos processos metalúrgicos de fundição, conformação e soldagem. Bem como no tratamento térmico e de superfície e controles laboratoriais.

9- Refrigeração

Sistemas de refrigeração são importantes em setores como os supermercados, frigoríficos, shoppingcenters e nos serviços de tecnologia da informação.
O profissional formado nessa especialização, pode atuar em grandes empresas, indústrias ou prestando serviço por conta.

O Técnico de Refrigeração e Climatização atua na elaboração de projetos de instalação de sistemas de refrigeração e climatização sob supervisão.Bem como na na coordenação da execução da manutenção e da instalação de sistemas de refrigeração e climatização.

10- Plástico

A indústria plástica está presente em toda cadeia produtiva da industria em diversos segmentos. Com um mercado tão forte e atuante, é necessária uma grande demanda de mão de obra qualificada.

O Técnico de Plásticos atua nas funções de  controlar e executar atividades relativas aos processos da indústria de materiais plásticos. Bem como participar do desenvolvimento de produtos e garantindo a sua qualidade.

11- Análises químicas

Seja na indústria ou no segmento de prestação de serviços, essa é uma áreas com grande demanda de novos profissionais.

O técnico de Análises Químicas tem como funções dentro de um processo produtivo, o planejamento e a coordenação das atividades laboratoriais. Bem como, realizar análises químicas, físicas, físico-químicas, bioquímicas e microbiológicas.

12- Design de Interiores

Com um amplo mercado de atuação, que vão da construção civil, desenvolvimento de móveis e até na área de eventos, essa é uma áreas, que une técnicas, criatividade e vontade de sempre aprender.

O Técnico em Design de Interiores pode elaborar e executar projetos para espaços residenciais, comerciais e promocionais. Oferecendo alternativas considerando as necessidades e especificidades do cliente na criação de ambientes funcionais.

Técnico em Design de Interiores

13- Estética

O Brasil está entre os lideres mundiais no consumo de itens de higiene, beleza e estética. O mercado de estética pode ser muito rentável, possibilitando diversas oportunidades de trabalhos em clinicas ou por conta.

Técnico em Estética pode atuar profissionalmente, realizando procedimentos estéticos faciais e corporais.

14- Criação Publicitária

O mercado publicitário é um dos mais concorrido, precisando de profissionais capacitados, criativos e atualizados com as ultimas tendências do mercado.
O Técnico em Criação Publicitária poderá atuar como assistente de criação publicitária. Sendo ele capaz de participar do processo de criação de campanhas e peças publicitárias de produtos e serviços em diversas mídias.

15- Confeitaria

Padarias, clinicas de repousos, restaurantes, industria de alimentos e serviços de buffet, estão entre os mercados que absorvem o profissional confeiteiro.
O Técnico em Confeitaria é responsável pelo desenvolvimento e preparação de pães, bolos, doces, sobremesas e outros processos dentro da gastronomia.

16- Cozinha

Bares, restaurantes, cozinhas industriais e serviços de buffet estão entre os que mais empregam o profissional de cozinha.

O técnico em Cozinha, pode atuar nas diferentes etapas do trabalho de cozinha e aprimorar as técnicas de cozinha visando o melhor aproveitamento dos recursos das empresas de serviço de alimentação.

17- Gestão de Pessoas

O mercado de trabalho busca selecionais os profissionais mais capacitados para o preenchimento das melhores vagas de emprego. O departamento de gestão de pessoas, é o responsável pelos processos seletivos, treinamentos e reciclagem de profissionais.

O Técnico em Gestão de Pessoa pode atuar dentro de uma organização, como assistente de gestão de pessoas. Sendo capazes de analisar, selecionar e aplicar ferramentas da área de recursos humanos com base em metodologias específicas.

18- Marketing e Vendas

Linha de frente de qualquer organização, as estratégias de marketing e vendas, são responsáveis por oferecer ao mercado, os resultados obtidos no desenvolvimento de toda uma linha de produção ou serviços.

O Técnico em Marketing e Vendas pode atuar nos processos relativos às ações de marketing. Bem como na comercialização em organizações dos segmentos de comércio e bens, serviços, e turismo e demais segmentos econômicos.

19- Enfermagem

A área da saúde está entre as que mais empregam profissionais no país. O profissional formado como Técnico em Enfermagem poderá trabalhar em hospitais, clinicas e laboratórios no setores público ou privado.

O Técnico em Enfermagem atua dentro da área da saúde, sob a supervisão do enfermeiro, nos diferentes níveis de atenção à saúde, em todo o ciclo vital humano e nas diferentes complexidades do cuidado com o paciente.

Técnico em Enfermagem

20- Óptica

Essas áreas empregam profissionais na indústria e no comercio de bens e serviços. O Técnico em Óptica pode atuar como consultor óptico, gestor de negócios, representante comercial de equipamentos, armações, lentes oftálmicas e de contato. O profissional  também atua na indústria, desenvolvendo as competências relacionadas à contatologia e a óptica oftálmica.

21- Farmácia

Listada aqui na lista do NowPix das profissões que exigem apenas o curso técnico. Essa é uma área com grandes possibilidades de emprego. O profissional pode trabalhar em em farmácias e drogarias, hospitais, distribuidoras e indústrias farmacêuticas e cosméticas, entre outros.

O Técnico em Farmácia, permite ao profissional sob a supervisão do farmacêutico, atuar nos processos de dispensação, manipulação, produção, controle de qualidade e distribuição de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde.

22- Nutrição

Cozinhas industriais, indústria alimentícia, hospitais, clinicas e restaurantes estão entre as opções para os formados nessa área.
O Técnico em Nutrição e Dietética desenvolve funções que gerem a promoção, manutenção e recuperação da saúde humana, por meio de ações relacionadas à alimentação e à nutrição.

23- Administração

Seja na indústria ou no comercio, a administração é o sistema central de uma organização. Muitos dos cargos nessa área exigem apenas a formação em um curso técnico.

O Técnico em Administração exerce diferentes atividades administrativas da organização relacionadas aos processos de: gestão de pessoas, operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, marketing, vendas e finanças.

Técnico em Administração

24- Computação Gráfica

Agencias de publicidade, produtoras de vídeos, construção civil entre outras áreas, demandam por profissional com formação em computação gráfica.

O técnico em Computação G´rafica pode gerenciar e desenvolver projetos integrados de 3D, vídeo e CAD. Bem como finalizar e acompanhar, sob supervisão, a implantação de projetos gráficos e técnicos de animação, ilustração e vídeo.

25- Rede de computadores

Com as organizações optando cada vez mais pelos serviços de cloud computer, manter uma rede sólida e segura é fundamental.

O Técnico em Rede de Computadores é responsável por montar, configurar e fazer manutenção de microcomputadores. Bem como a instalação e configuração de sistemas operacionais e dispositivos de redes, seja cabeamento estruturado ou tecnologia wireless.