Análise do filme: As Melhores Coisas do Mundo

Análise do filme – As Melhores Coisas do Mundo. Com base em uma série literária escrita por Gilberto Dimenstein e Heloísa Prieto, o filme As Melhores Coisas do Mundo traz à tona uma parcela da sociedade que muitas vezes é ignorada pelo cinema brasileiro: os adolescentes.

Crítica do filme – As Melhores Coisas do Mundo

O filme acompanha Mano, de 15 anos, e seu irmão Pedro, de 17, que vêm passando por tempos difíceis devido à separação dos pais e problemas de convivência escolar.

Vemos típicas situações que todos já vimos no colégio, na família, com os amigos. Anseios, dificuldades, sentimentos, amores, descobertas. A primeira vez, a prática do bullying e o sofrimento por ser vítima deste, o amor não correspondido, a relação aluno-professor, as festas, os envolvimentos amorosos.

Em suma, As Melhores Coisas do Mundo é um filme que aborda de maneira excepcionalmente satisfatória as questões que envolvem o público jovem padrão, além de ser capaz de emocioná-lo. A diretora Laís Bodanzky, conhecida por dirigir Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade, exibe grande habilidade na condução da trama, mantendo um tom e ritmo uniformes e agradáveis, cativando assim seu público alvo.

No entanto, em uma avaliação crítica, o que acaba prejudicando o filme é o moralismo exagerado e piegas, juntamente com as obviedades que são perceptíveis logo nos primeiros minutos da trama.

O filme também abusa do sentimentalismo barato e dispensável, o uso de músicas tristes tocadas no violão para trazer redenção aos personagens e outros artifícios que acabam empobrecendo o filme, deixando-o mais artificial do que ele pretendia ser.

Ao final, a sensação é de uma abordagem adolescente superficial, que tenta soar verdadeira e emocionante, mas que acaba soando artificial e pouco convincente. Apesar disso, é inegável a qualidade técnica do filme e a identificação que ele pode gerar em seu público alvo.

Ficha técnica

  • Filme: As Melhores Coisas do Mundo
    Brasil, 2010. De Laís Bodanzky.
  • Elenco: Francisco Miguez, Fiuk, Gabriela Rocha, Zé Carlos Machado, Denise Fraga, Paulo Vilhena, Caio Blat, Gustavo Machado, Gabriel Illanes.
  • Gênero: DRAMA
  • Nota: 6,5

Posts & páginas populares