Os riscos das dietas da moda que podem comprometer a sua saúde

Uma coisa surpreendente acontece quase todos os dias, basta fazer uma pesquisa na internet com os termos “como emagrecer”, “dietas para perder peso”, “quero perder peso” e “como emagrecer rapidamente”. Logo aparecem milhares de dietas, algumas sérias, outras sem nenhuma comprovação científica. Chegando a ser em alguns casos até bizarras.

Mas é preciso ter  muito cuidado com essas dietas da moda, pois nem sempre é eficaz e pode comprometer a sua saúde.

Não existe uma dieta milagrosa para perder peso

Não existe uma receita universal para perder peso. Cada pessoa apresenta biótipo, metabolismo e necessidades diferentes, e para cada pessoa haverá uma dieta para perder peso adequado.

Os motivos para o ganho ou manutenção do peso acima da média podem ser diversos, como alterações hormonais, doenças, biótipo e fatores hereditários.

Sendo assim, nada de pegar a receita de emagrecimento de sua amiga e querer segui-la, além de não conseguir emagrecer, poderá ter conseqüências em sua saúde. Pois poderá privar o seu organismo de nutrientes importantes como cálcio por exemplo.

Associação faz alerta contra dietas bizarras

O assunto é tão sério que a Associação Dietética Britânica, em seu recado anual, fez uma advertência contra alguns modismos divulgados aos quatro cantos do mundo por diversas celebridades, como se fosse a fórmula mágica para ter aquele corpo “perfeito”.

Paleo Diet - Cuidado com as Dietas dos Artistas

Quando um artista relata que emagreceu ou que sua barriguinha tanquinho se dá apenas tomando um suco de uma fruta exótica, é preciso desconfiar um pouco.

Além de um acompanhamento médico, boa alimentação e personal trainer, existem outros artifícios para conseguir o corpo desejado como, cirurgias plásticas e tratamentos estéticos, por isso nada de sair querendo colocar em prática a dieta que ficou conhecida como Paleo Diet.

Cuidado com as Dietas dos Artistas

A Paleo Diet, que tem entre seus entusiastas os atores Matthew MacConaughey e Megan Fox. Nessa dieta como o nome faz referência, deve ser feito uma alimentação como nos tempos paleológicos.

Ou seja, os adeptos dessa dieta, se alimentam como os homens das cavernas, cortando itens como pães, massas, cereais e produtos lácteos do cardápio.

É um tipo de dieta que pode ser nociva à saúde, segundo a Associação Dietética Britânica adverte. Excluir leite e derivados da dieta pode deixar as pessoas com deficiência de cálcio e, por isso, expostas a um risco maior de fraturas.

Emagreça com uma alimentação saudável

Para evitar que sua saúde seja prejudicada com dietas milagrosas, procure sempre  um médico. Faça uma avaliação clínica e siga todas as orientações de profissionais habilitados.

Além disso, independente de fazer um regime para perder peso ou não, o ideal é que as pessoas consumam alimentos de todos os grupos em diferentes momentos do dia, para manter o equilíbrio nutricional, como reforça a associação.

Infelizmente, não há fórmula mágica para perder peso. É preciso diminuir o consumo de calorias, mantendo os nutrientes essenciais para o organismo, e praticar atividade física.

Estilo de Vida

Cada pessoa apresenta biótipo, metabolismo e necessidades diferentes, e para cada pessoa haverá uma dieta alimentar adequada. … Continuar lendo