Curso de Biologia | Guia do Estudante e Mercado de Trabalho

O profissional biólogo, formado em ciências biológicas, é aquele que atua na pesquisa dos mais diferenciados tipos de vida – sejam elas micro ou macroscópicas. Neste sentido, o principal objeto de estudo dele é a vida, desde a escala anatômica das moléculas até a classificação das espécies de seres vivos.

Seu trabalho se inicia na pesquisa da origem de diferentes tipos de vida, passa pela evolução, pelo funcionamento e estrutura de cada organismo. Além disso, o biólogo também trabalha com a análise de diferentes seres vivos no que se refere à ocupação do meio ambiente pelos mesmos.

Curso de Biologia e Mercado de Trabalho

Os profissionais biólogos contam com vastas opções no mercado de trabalho para atuação – tanto para os formados em cursos superiores de licenciatura como também bacharelados.

Sendo assim, ele pode escolher entre o caminho da pesquisa acadêmica com células-tronco, pode optar pelo trabalho ambiental ou até mesmo na descoberta científica de novos tipos de aplicações de micro e macro organismos na medicina – como para o desenvolvimento de novos medicamentos ou métodos de tratamento, por exemplo.

Áreas de Atuação do Biólogo

O profissional de ciências biológicas formado em cursos de licenciatura, por sua vez, é apto a dar aulas para o ensino fundamental e médio. Com uma especialização na área como pós-graduação, mestrado e/ou doutorado, ele também poderá ministrar matérias em universidades.

No caso dos licenciados, também é possível trabalhar em centros educacionais ambientais ou desenvolvendo ações educativas em unidades de conservação e preservação ambiental, em museus, ONGs e demais instituições.

No que se refere aos profissionais bacharéis, o principal campo de atuação é voltado para as áreas de sustentabilidade, o que se dá por conta da preocupação ambiental recentemente instaurada em empresas brasileiras de todos os portes e segmentos. Neste caso, os profissionais podem trabalhar com órgãos federais, prefeituras, secretarias ou até mesmo em empresas privadas, realizando relatórios de análise de impacto ambiental, por exemplo.

Outro mercado de crescimento frequente na biologia é o de biologia molecular e genética, afinal, poucos são os profissionais da área que buscam se especializar em estudos na área, cada vez mais importantes para a nossa sociedade.

Guia de Profissões Curso de Biologia | Guia do Estudante e Mercado de Trabalho

Curso de Biologia e Mercado de Trabalho, O profissional biólogo, formado em ciências biológicas, atua na pesquisa dos mais diferenciados tipos de vida … Continuar lendo