Para quem está à procura de uma profissão, uma dica importante: o mercado de cabeleireiros está em tendência de crescimento! Isso significa que, quem trabalha com as madeixas, é, consequentemente, muito procurado por homens e mulheres que querem repaginar o visual.

O Brasil é o quarto maior consumidor de cosméticos do mundo, e essa preocupação das pessoas com a estética não fica restrita à compra de produtos, indo também para o campo de procura de serviços.

Os cabeleireiros têm um mercado de trabalho aberto e em expansão. É possível começar a carreira trabalhando para um salão, mas logo abrir o seu próprio espaço, tornando-se um empreendedor.

Porém, quem pretende ingressar nesta profissão deve estar ciente de que há certo perfil: é importante estar sempre antenado nas últimas tendências de cabelos das passarelas e da televisão.

Além disso, os cabeleireiros devem estar em constante aprendizado e aperfeiçoamento, fazendo cursos para adquirir novas habilidades. Precisam conhecer quais são os melhores produtos para não danificarem os cabelos e, até mesmo, a saúde dos clientes.

A prática vem com o tempo de trabalho, mas é fundamental que um bom cabeleireiro trabalhe bem e rápido. Além disso, é preciso ser muito paciente, pois várias pessoas, principalmente as mulheres, acreditam que o momento em que estão no salão é o ideal para falar da vida e dos problemas, precisando ser ouvidas com atenção.

Como fazer para ingressar nessa profissão? O primeiro passo para quem quer ser cabeleireiro é fazer um curso em que irá adquirir os fundamentos básicos necessários para exercer a função.

Qual o melhor curso de cabeleireiro profissional?

Alguns institutos de beleza são reconhecidos pelo trabalho de qualidade e oferecem cursos. Esse é o caso do Instituto Embelezze e o Instituto L’Oréal Professionnel, que disponibilizam um aprendizado completo e reconhecido, de modo que ajudará a valorizar o currículo profissional.

É interessante, depois de escolher a instituição de ensino, começar com os cursos mais básicos, para aprender a lavar, secar e escovar cabelos e fazer cortes mais simples. Depois disso, a regra é se aprofundar cada vez mais para garantir o sucesso profissional, conquistando um número cada vez maior de clientes satisfeitos com o trabalho.