Curso de Direito | Formação de Advogados

O curso de direito prepara o bacharel para cuidar da aplicação e da defesa das leis. Com 5 anos de duração, é oferecido por uma infinidade de faculdades públicas e particulares em todo o Brasil.

Formação de Advogados | Curso de Direito

Trata-se de um curso que demanda muita leitura, concentração e diálogo. A grade curricular do curso superior em Direito é bastante teórica e envolve matérias como sociologia, filosofia, ética, economia política, história, conhecimento de toda ordem jurídica do Brasil e matérias específicas relacionadas às mais diversas áreas do direito, como Civil, Penal, eleitoral, Comercial, entre outros.

Além das matérias teóricas, o curso também proporciona aos alunos a prática da oratória, uma das características mais importantes neste tipo de profissional.

Mercado de Trabalho | Formados em Direito

O curso de direito é sempre um dos mais concorridos dos vestibulares, pois proporciona uma ampla área de atuação. Um bacharel pode atuar como advogado, funcionário público, juiz, delegado, promotor, entre outras.

Para se tornar advogado, além da faculdade, é preciso que o aluno passe no teste da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, que controla a profissão no país. Um advogado, independente da especialização escolhida, tem como obrigação defender a aplicação correta da lei, tanto quando atua na defesa quanto na acusação de qualquer pessoa ou empresa.

O mercado de trabalho para jovens advogados costuma ser bastante concorrido. A cada semestre, muitos jovens profissionais são formados e buscam por uma vaga nos diversos escritórios de advocacia.

O salário de um advogado varia muito, de acordo com o grau de experiências, causas que já foram ganhas, área de atuação e até reconhecimento por parte de seus clientes.

Áreas de Atuação do Advogado

Ao cursar o bacharelado em direito, o estudante vai acabar se identificando com as mais diversas áreas do direito. A atuação profissional para o formando em direito é muito vasta e cheia de oportunidades. Entre as áreas de atuação mais conhecidas podemos citar: Direito Civil, Ambiental, Comercial, Consumidor, Penal ou Criminal, Trabalhista ou Previdenciário, Contratual, Tributário, e etc. Dentro da carreira jurídica, um bacharel pode atuar na Advocacia Pública, na Magistratura ou no Ministério Público.