Curso de História | Licenciatura, Bacharelado e Mercado de Trabalho

O profissional historiador é aquele responsável por estudos de civilizações passadas pelos mais diferentes vieses de análise: economia, cultura, sociedade, ideais e até mesmo suas rotinas.

Os acontecimentos do passado humano são investigados e interpretados de modo crítico, seja com o objetivo de resgatar a memória ou até mesmo para maximizar a nossa compreensão acerca de ocorrências atuais.

Curso de Graduação Bacharel em História

Basicamente o profissional historiador, ou seja, o bacharel em história, atua na pesquisa de diferentes tipos de documentos, tais como gravações, materiais impressos, manuscritos, filmes, jornais, objetos em geral e até mesmo imagens. De modo geral, ler, compreender, interpretar e estudar cada um desses fatos históricos é um dos principais trabalhos do historiador.

Com esses materiais selecionados, o próximo passo é classificá-los – relacionando o que foi encontrado com dados já existentes sobre aquele período, tais como entrevistas, estatísticas levantadas em centros especializados ou bibliotecas e demais arquivos e/ou estudos arqueológicos.

Em seguida o profissional deve datar o objeto ou o fato encontrado, analisando a sua importância – e a sua própria autenticidade – para a posterior compreensão de diferentes aspectos e/ou fases do passado humano. Tais descobertas também podem auxiliar no próprio entendimento de ocorrências no presente.

Curso de Graduação Licenciatura em História

Com os cursos de licenciatura, os profissionais historiadores estão aptos a darem aulas para ensino fundamental, médio e superior.

Mercado de trabalho e área de atuação

Para os profissionais historiadores formados em cursos de bacharelado, a atuação é garantida em museus, bibliotecas e demais locais que preservem arquivos históricos.

Neste sentido, os profissionais da área podem trabalhar na preservação de patrimônios históricos e/ou culturais, resgate da memória de eventos ou personagens do passado, preservação de arquivos e ou objetos (especialmente em museus), e até mesmo organização de acervos ou consultorias em geral.

Outra área do mercado de historiadores que cresce bastante é a documental, motivo pelo qual esses profissionais estão sendo recrutados também para a produção de filmes e demais obras cinematográficas de épocas passadas distintas – ou para a idealização dos roteiros documentais.

No caso dos profissionais formados em cursos de história licenciatura, eles podem atuar como professores de diferentes áreas do ensino. Cabe neste sentido destacar que a demanda nesta área de atuação é crescente em todo o país.