O profissional que trabalha especificamente com mecânica de caminhão é muito escasso no mercado. E, por isso, ele acaba sendo muito valorizado, conseguindo emprego com facilidade e ganhando salários bem atraentes.

A formação em mecânica de caminhão não tem sido muito procurada pelos jovens, o que faz dessa área uma grande oportunidade de desenvolvimento de carreira dentro de grandes empresas para quem procura essa formação no Brasil.

Os mecânicos de caminhões têm um amplo mercado de trabalho, que vai desde oficinas mecânicas especializadas, até as grandes montadoras de caminhões do país. Depois de formados, os profissionais não terão dificuldades para conseguirem uma colocação no mercado de trabalho.

Mecânico de manutenção em veículos pesados rodoviários (Caminhões)

A formação desse profissional normalmente o prepara para atuar com mecânica de caminhão e bombas injetoras. Dois cursos de qualidade oferecidos no Brasil para quem deseja atuar como mecânico de caminhão são os cursos do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

O Curso do SENAI tem como objetivo, a realizar manutenção preventiva e corretiva em veículos pesados rodoviários, interpretando esquemas e utilizando ferramentas e equipamentos, seguindo normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança.

Outra instituição que oferece o curso de mecânica de caminhões no Brasil é o SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. Também é possível encontrar o curso de mecânica a diesel em instituições que oferecem educação à distância, como o Instituto Universal Brasileiro.

No curso de mecânica de caminhão, o estudante vai aprender todas as teorias e técnicas para lidar com o funcionamento de motores a diesel.

O curso conta com o ensino dos principais componentes dos motores de caminhões, sistema de injeção de combustível, bombas injetoras, reguladores, sistema de lubrificação, sistema de arrefecimento, sistema de transmissão, sistema de suspensão, aferição veicular, entre outros componentes que contribuem para o bom funcionamento dos veículos.

Com esse curso de mecânica de caminhão, os profissionais estarão habilitados a prestarem todo o tipo de manutenção e revisão para veículos de grande porte.

Uma vantagem desse curso é que a formação em mecânico de caminhão dá a oportunidade para que o trabalhador monte seu próprio negócio, ou seja, tenha sua própria oficina, tornando-se, assim, um empreendedor.