Curso de Nutrição | Graduação e Formação do Nutricionista

Curso de Nutrição | Graduação e Formação do Nutricionista

O curso de nutrição é voltado especialmente à importância dos alimentos nutritivos no cotidiano do indivíduo. Neste sentido, o profissional nutricionista é aquele que realiza o controle e a própria investigação de como vai a relação entre o homem e sua alimentação.

Os nutricionistas podem atuar no planejamento, administração e coordenação de completos programas alimentares e/ou nutricionais para seus pacientes individualizados, ou então, para grandes grupos: tais como hospitais, escolas, hotéis, abrigos para idosos e outros negócios de modo geral.

Curso Superior em Nutrição

O profissional qualificado em nutrição pode sugerir diferentes pratos e definir cardápios – seja com base nas necessidades pessoais ou nas próprias restrições dos indivíduos. Neste sentido, dietas especiais podem ser criadas para diabéticos, indivíduos com altos níveis de colesterol, hipertensão, pacientes de doenças hepáticas e/ou renais, obesos e assim por diante.

Para que a qualidade da alimentação do indivíduo seja realmente reforçada, o nutricionista presta atenção não só no tipo de alimento, mas também tem controle de sua matéria prima e seus fornecedores.

Atletas (sejam eles profissionais ou amadores) geralmente também contam com acompanhamento de nutricionistas, sendo os principais objetivos deste grupo: emagrecimento (perda de gordura corporal), hipertrofia, transformação de gordura em massa magra e assim por diante.

Mercado de trabalho e áreas de atuação do nutricionista

Os principais empregadores desta área são grandes empresas e/ou restaurantes do segmento de alimentação coletiva – uma vez que precisam de profissionais qualificados para a preparação do cardápio e controle da qualidade do que é oferecido.

Além disso, o nutricionista também pode abrir o seu próprio consultório, pode trabalhar em indústrias alimentícias, hospitais, clínicas ou até mesmo em grandes redes de supermercado.

Áreas de atuação do formado no curso de nutrição

A procura individualizada por nutricionistas também vem crescendo bastante nos últimos anos, uma vez que a própria preocupação com a saúde e qualidade de vida também aumentaram. Neste caso, o atendimento especializado a pacientes que buscam dietas restritivas (por diferentes razões) também está em alta.

O profissional nutricionista também encontra espaço na área de marketing nutricional, nutrição desportiva, nutrição clínica ou até mesmo para a realização de serviços de assessoria nutricional em centros de estética, academias de ginástica, spas e outros onde ocorre a realização da prática esportiva.