Curso de Pedagogia | Licenciatura e Guia do Estudante

A pedagogia é o estudo de todas as teorias de ensino e de aprendizagem. Por isso a área central de atuação de um pedagogo é sempre a educação e tudo que está relacionado a ela.

Graduação e Licenciatura em Pedagogia

O curso de pedagogia dura em média quatro anos, dependendo sempre da habilitação escolhida pelo estudante. É possível optar por um bacharelado ou pela licenciatura. Durante toda a duração do curso, o aluno do curso assiste a disciplinas como a de sociologia, história, filosofia e as sobre as diferentes teorias educacionais.

O aluno de pedagogia também terá aulas de didática, língua portuguesa, economia aplicada à educação, conceitos de administração básica, entre outras.

Atualmente, aprovados pelo Ministério da Educação, existem cerca de 1.500 faculdades públicas e particulares que oferecem cursos superiores na área de pedagogia.

Mercado de Trabalho para o Pedagogo

A atuação de um pedagogo nunca está longe da educação. E por isso, trata-se de uma das áreas com maior empregabilidade em todo o Brasil. Um pedagogo pode trabalhar em escolas públicas ou particulares, em órgãos públicos voltados à educação, ONGs, instituições de saúde, na área da cultura, e muitas outras. Os profissionais com formação superior em pedagogia podem ainda atuar dentro de empresas das mais diversas áreas de atuação, junto ao departamento de recursos humanos, buscando assim melhorar a formação e a capacitação de profissionais.

O trabalho de um pedagogo é de extrema importância para a atualização dos métodos educacionais em todos os níveis e de uma melhor forma de transmissão do conhecimento. Ele conhece a fundo quais as melhores formas de transmissão de conhecimento e como agir com os mais diversos tipos de alunos.

Áreas de atuação do formado em Pedagogia

Apesar de ter um alto nível de emprego, a área de atuação dentro do mercado de trabalho não é muito vasta. É certo que o pedagogo pode trabalhar em diversos tipos de empresas, mas sempre que tenham atividades ligadas diretamente com a educação, tanto de crianças quanto de jovens ou adultos.

Os profissionais formados em pedagogia podem também fazer especializações, como por exemplo, nas áreas de gestão escolar, educação especial, formação de professores, área social, em ensino a distância e até em pedagogia empresarial, envolvendo o treinamento e a formação de profissionais das mais diversas áreas.

Guia de Profissões

A pedagogia é o estudo de todas as teorias de ensino e de aprendizagem. Por isso a área central de atuação de um pedagogo é sempre a educação e tudo que está relacionado a ela. Graduação e Licenciatura em Pedagogia O curso de pedagogia dura em média quatro anos, dependendo sempre da habilitação escolhida pelo … … Continuar lendo