Curso de pedreiro e acabamento. A indústria da construção civil está passando por um bom momento, mas seu crescimento tem esbarrado nas dificuldades em encontrar profissionais qualificados no mercado de trabalho.

O mercado de Construção civil

De olho nessa situação, tanto o governo por meio de parceria com, escolas técnicas como o SENAI, bem como, o meio empresarial, têm investido no ensino de aperfeiçoamento profissionalizante.

Com o desenvolvimento tecnológico, há a necessidade de especialização constante dos profissionais. A cada dia, novos equipamentos e técnicas são utilizados e aplicados nas obras.

Por conta disso, o profissional precisa estar preparado e, para isso, é importante procurar um curso de qualificação profissional para pedreiro e acabamento. Não faltam oportunidades de trabalho para mestre de obras, pedreiros ou serventes qualificados.

A preocupação em contratar apenas mão de obra mais barata é coisa do passado. As empresas procuram um profissional extremamente qualificado, em dia com os avanços da tecnologia e, principalmente, eficiente.

Mesmo diante da falta de profissionais, as empresas estão cada vez mais exigentes ao contratar. Apenas a prática já não é suficiente.

O conhecimento teórico e os conceitos fundamentais para o exercício da função, adquiridos através de um Curso de Pedreiro – Construção Civil (mercado de trabalho, perfil e escolas) fazem a diferença.

Cursos de pedreiro: assentador de pisos, azulejos e acabamentos

No passado, os profissionais da construção civil só tinham o exercício diário de suas atividades para adquirir o conhecimento necessário para o desempenho de suas funções.

Mas essa situação mudou, afinal,  o profissional tem condições de se preparar para o uso dos recursos tecnológicos inovadores que vêm sendo incorporados aos canteiros de obras, além de se tornar um cidadão mais consciente e atuante.

Mais qualificado e melhorando o seu perfil, o profissional tem mais oportunidades no mercado de trabalho. Com isso, ao promover a profissionalização e especialização, proporciona ganhos significativos na renda e qualidade de vida aos operários da construção civil.

A profissão de pedreiro é uma das mais antigas e imagina-se que ele faz um pouco de tudo. Mas não é bem assim! Para aumentar a qualidade e a produtividade, eles se dedicaram a algumas etapas da obra. Pedreiro geral, de alvenaria, de acabamento, assentador, azulejista e de manutenção predial, entre outros, pelo seu grau de especialização, dão mais agilidade às obras.

Mas, qualquer que seja a especialização, o profissional tem de ter noções de nível, prumo, esquadro, alinhamento, unidades de medida. Além disso, é preciso ter noções de segurança do trabalho, por exemplo.

Além desses conhecimentos específicos da profissão, um pedreiro qualificado tem de saber interpretar um projeto, conhecer as ferramentas e os materiais a serem utilizados na obra.

Diante das exigências do mercado de trabalho e avanço da tecnologia na construção civil, tornaram essenciais para a obtenção da qualificação exigida pelos empregadores.