Cursos Técnicos Gratuitos em São Paulo - Imagem:Pixabay

Cursos técnicos em São Paulo: Escolas que oferecem Cursos Gratuitos

Para quem mora na Grande São Paulo, Capital e Interior, separamos algumas escolas que oferecem cursos técnicos. Encontre o curso profissionalizante que atenda as suas necessidades e condições em Instituições como o SENAC, SENAI, SENAT e ETECs, bem como escolar particulares.

Escolas Técnicas Gratuitas em São Paulo

Já, abordamos aqui no NowPix, sobre os cursos técnicos que mais empregam. É uma boa leitura para quem não decidiu qual caminho seguir na carreira profissional.

Sabemos que investir em educação particular, é inviável para boa parte da população. A solução é buscar por cursos técnicos gratuitos.

A boa notícia e que essa modalidade de cursos com bolsas de estudo subsidiada, tem muitas opções.  São escolas federais, estaduais, sistema S e até instituições particulares que oferecem descontos que chegam até 100% da mensalidade.

Cursos Técnicos e o mercado de trabalho em São Paulo: Um dos estados mais industrializados da união, que nos últimos anos, caracterizou muito pela ocupação de mão de obra na área de serviços. Já no interior do estado, o agronegócio, abriu espaço para uma nova mão de obra, ou modelo de trabalhador rural.

Dentro desse cenário, estamos em um dos mercados de trabalha mais competitivos, por isso, investir em em educação, é primordial para quem busca concorrer as melhores vagas. “O mercado de trabalho paulista caracteriza-se pela qualificação de seu contingente de mão de obra. O equivalente a 62% da população ocupada do Estado de São Paulo possui pelo menos 11 anos de estudo, em contraponto aos 50% da média nacional.” Fonte: investe.sp.gov.br

Cursos Técnicos Gratuitos em São Paulo

Começamos pelas escolas públicas que oferecem cursos técnicos gratuitos. No estado de São Paulo, as opções ficam por conta das escolas federais, bem como as ETECs – Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, pertencentes ao Governo do Estado de São Paulo.

Os cursos oferecidos pelas ETECs são todos gratuitos, além de contar com boa qualidade metodológica, garantindo melhor aprendizagem dos alunos.

ETECs – Escolas Técnicas do Centro Paula Souza – SP.

Além da capital, diversas cidades do interior contam com unidades do Centro Paula Souza. Para quem não tem muito tempo, pode optar pelos cursos EAD – Educação à Distância.

São oferecidos cursos em diversas áreas. As vagas são disponibilizadas duas vezes por ano, no final de cada semestre. Para concorrer a essas vagas gratuitas, o interessado deverá estar cursando e matriculado a partir do segundo ano do ensino médio, ou mesmo, já ter concluído o 2° grau. O acesso se dá por meio da realização de um vestibulinho. Para ter informações sobre os cursos técnicos oferecidos pelas ETECs, bem com datas de inscrições e provas, podem ser obtidas em: www.vestibulinhoetec.com.br

Ainda na esfera pública, outra opção para conseguir fazer um cursos técnico gratuito, pode ser por meio das Escolas Técnicas Federal.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – SP

As Escolas Técnicas Federal no Estado de São Paulo, são administrados pela IFSP –  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Disponibilizados em mais de 30 cidades.

Os cursos das Escolas técnicas do Governo Federal seus cursos são gratuitos, oferecidos em três modalidades diferentes para atender um maior numero de interessados:

Curso técnico integrado ao ensino médio: Nessa modalidade, o interessado deverá ter concluído o ensino fundamental. Nesse caso, cursará o ensino médio e o técnico na própria IFSP;

Curso técnico concomitante ao ensino médio: Nessa modalidade, o interessado deverá estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. Nesse caso, cursará apenas o ensino técnico no IFSP;

Curso técnico subsequente ao ensino médio: Nessa modalidade, o interessado deverá ter concluído o ensino médio. Nesse caso, cursará apenas o ensino técnico no IFSP.

Para concorrer a vagas gratuitas nos cursos técnicos da instituição, é preciso participar do processo seletivo. São abertas vagas no primeiro e segundo semestre. Para acompanhar a abertura de edital e informações sobre o processo seletivo, podem ser obtidos em: ifsp.edu.br

O Instituto Federal oferece os seguintes cursos técnicos gratuitos: Informática, Mecânica, Mecatrônica, Lazer, Agroindústria, Eventos, Agropecuária, Alimentos, Automação Industrial, Redes de Computadores, Eletroeletrônica, Edificações, Hospedagem, Química, Informática para internet, Fabricação Mecânica, Desenho de Construção Civil, Manutenção e Suporte em Informática, Design de Interiores, Logística, Comércio, Açúcar e Álcool, Manutenção de Aeronaves entre outros.

Escolas Técnicas do Sistema SENAC E SENAI

Cursos Técnicos Gratuitos em São Paulo – Imagem:Pixabay

Agora vamos abordar os cursos oferecidos pelas instituições de ensino do Sistema S. Essas escolas são administradas por autarquias ligadas aos sindicatos patronais. O Sistema S é o nome pelo qual ficou convencionado de se chamar o conjunto de nove instituições de interesse de categorias profissionais, estabelecidas pela Constituição brasileira.

Entre as escolas do Sistema S mais conhecidas estão:
SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial;
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem industrial;
SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte ;
SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Aqui vamos abordar basicamente as duas maiores instituições de ensino profissionalizante do Sistema S, O SENAC e SENAI.

SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SP

Focada no compromisso do desenvolvimento social e econômico do país. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é referência na formação de profissionais capacitados para as áreas de bens, comércio e serviços.

Com mais de 70 anos de tradição, o SENAC está presente em mais de duas mil cidades oferecendo cursos em diversas aéreas

Referencia para as empresas contratantes na formação de profissionais habilitados a atuar nas mais diversas áreas do comércio, bens e serviços. tudo isso,a torna uma das mais qualificadas e respeitada instituição de ensino do país.

As vagas nos cursos técnicos gratuitos do SENAC estão disponíveis nas suas unidades em todo o país, conforme disponibilidade. As bolsas nos cursos técnicos com até 100% disponibilizadas pelo Programa SENAC de Gratuidade (PSG), são destinadas à população de baixa renda.

Unidades do SENAC na Capital e Grande São Paulo:
São Miguel Paulista, Itaquera, Jabaquara, Lapa Faustolo, Lapa Scipião, 24 de maio, Aclimação, Consolação, Francisco Matarazzo, Santana, Santo Amaro, Santo André, Tatuapé, Tiradentes, Vila Prudente, Guarulhos, Interlagos, Lapa Tito, Nações Unidas, Nove de Julho, Osasco, Penha e Santa Cecília.

Unidade do SENAC no interior do Estado de São Paulo:
Salto, Jaú, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Santos, Sorocaba, Taubaté, Votuporanga, Bebedouro, Bertioga, Botucatu, Campinas, Catanduva, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapira, Itu, Jaboticabal, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem industrial – SP

Para quem deseja investir carreira no setor da indústria, a opção fica por conta dos curós técnicos gratuitos oferecidos pelo SENAI.

Os Cursos Técnicos do SENAI-SP preparam jovens para trabalhar nas mais diversas áreas tecnológicas do ramo industrial. É a oportunidade que eles têm de adquirir uma formação técnica profissionalizante de nível médio.

Proporcionar educação e preparar para o exercício de uma profissão é um cuidado que o SENAI-SP tem. Por isso, além de uma formação sólida, os alunos, ao concluírem o curso, recebem o diploma de habilitação profissional de técnico.

Os Cursos Técnicos são oferecidos gratuitamente, com exceção dos materiais didáticos impressos (livros e apostilas), pelos quais, no ato da matrícula, é recolhida uma taxa a cada semestre.

Para ter informações sobre os cursos técnicos oferecidos pelas SENAI, bem com datas de inscrições e provas, podem ser obtidas em: sp.senai.br/cursos