Cursos técnicos: Um diferencial no mercado de trabalho

Apesar das crises que o país enfrentou, o mercado de trabalho vem demonstrando reação de crescimento. Ou seja, há expectativas com relação à retomada nas oportunidades de emprego.

Curso técnico aumentam as chances de empregabilidade

Nos últimos anos, aumentou a demanda por profissional com formação técnica na indústria e comércio. Quem optou pelos cursos técnicos tiveram as melhores chances de conseguir uma vaga de trabalho.

Quem está desempregados, bem como busca novas oportunidades de crescimento dentro de uma empresa, sabem o quanto é importante investir nos estudos, como um diferencial.  Fazer o curso técnico é uma das melhores alternativas para conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Os cursos técnicos são indicados para quem está em busca de emprego, ou mesmo, crescimento profissional. Aliando custo e benefício, isso porque, tem duração mais curta que graduação. Além disso, os preços da mensalidade mais em conta.

Cursos como auxiliar de enfermagem, estética, logística, administração, recursos humano, segurança no trabalho estão entre os mais procurados.

Vantagens em optar por um curso técnico no mercado de trabalho

Tempo de conclusão do curso e vagas de emprego, estão entre as principais vantagens em se fazer um curso de nível técnico. Isso porque, em algumas áreas, mais de 80% dos estudantes conseguem um emprego, mesmo antes do final do curso.

Diferente de uma graduação, os cursos técnicos, são indicados para quem já concluiu ou estão cursando o ensino médio. Isso torna essa modalidade mais atrativa, principalmente para quem busca o primeiro emprego.

Além do mais, cursos técnicos são focados nas matérias específicas da profissão, com todo o seu conteúdo voltado para a teoria e a prática da área profissional e suas funções.

O levantamento foi realizado pelo próprio SENAC, como seus alunos formados no ano de 2015. Mesmo com mudanças no mercado e a crise econômica, essa perspectiva ainda continua promissora.

As demandas são diferentes de uma região para outra. Na cidade de São Paulo, por exemplo, cursos técnicos na área de gastronomia, eventos, segurança no trabalho e enfermagem estão entre os mais procurados.

Cursos profissionalizantes com as melhores oportunidades de emprego e salários

Para competir e buscar as melhores vagas de emprego, vale muito a pena investir em qualificação profissional de qualidade.  Cursos como os oferecidos por instituições como SENAC e SENAI, são boas opções.

Além disso, essas instituições trabalham com programa de bolsas de estudos, em alguns casos podem ser até 100% gratuitas. Abaixo, a equipe do NowPix, separou onze cursos, que são boas aposta de qualificação profissional para esse ano.

Lista de franquias consideradas de alta qualidade e baixo custo de investimento
Imagem: Pixabay

1- Curso técnico em Enfermagem

A área da saúde está entre as que mais empregam profissionais no país. O profissional formado como Técnico em Enfermagem poderá trabalhar em hospitais, clinicas e laboratórios no setores público ou privado.

O Técnico em Enfermagem atua dentro da área da saúde, sob a supervisão do enfermeiro, nos diferentes níveis de atenção à saúde, em todo o ciclo vital humano e nas diferentes complexidades do cuidado com o paciente.

2- Curso técnico em Estética

O Brasil está entre os lideres mundiais no consumo de itens de higiene, beleza e estética. O mercado de estética pode ser muito rentável, possibilitando diversas oportunidades de trabalhos em clinicas ou por conta.

O Técnico em Estética pode atuar profissionalmente, realizando procedimentos estéticos faciais e corporais.

3- Curso técnico em Óptica

Essas áreas empregam profissionais na indústria e no comercio de bens e serviços. O Técnico em Óptica pode atuar como consultor óptico, gestor de negócios, representante comercial de equipamentos, armações, lentes oftálmicas e de contato. O profissional  também atua na indústria, desenvolvendo as competências relacionadas à contatologia e a óptica oftálmica.

4- Cursos técnico em Farmácia

Listada aqui na lista do NowPix das profissões que exigem apenas o curso técnico. Essa é uma área com grandes possibilidades de emprego. O profissional pode trabalhar em em farmácias e drogarias, hospitais, distribuidoras e indústrias farmacêuticas e cosméticas, entre outros.

O Técnico em Farmácia, permite ao profissional sob a supervisão do farmacêutico, atuar nos processos de dispensação, manipulação, produção, controle de qualidade e distribuição de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde.

5- Cursos técnico em Nutrição

Cozinhas industriais, indústria alimentícia, hospitais, clinicas e restaurantes estão entre as opções para os formados nessa área.

O Técnico em Nutrição e Dietética desenvolve funções que gerem a promoção, manutenção e recuperação da saúde humana, por meio de ações relacionadas à alimentação e à nutrição.

6- Cursos técnico em Cozinha

Bares, restaurantes, cozinhas industriais e serviços de buffet estão entre os que mais empregam o profissional de cozinha.

O técnico em Cozinha, pode atuar nas diferentes etapas do trabalho de cozinha e aprimorar as técnicas de cozinha visando o melhor aproveitamento dos recursos das empresas de serviço de alimentação.

7- Curso técnico em Confeitaria

Padarias, clinicas de repousos, restaurantes, industria de alimentos e serviços de buffet, estão entre os mercados que absorvem o profissional confeiteiro.
O Técnico em Confeitaria é responsável pelo desenvolvimento e preparação de pães, bolos, doces, sobremesas e outros processos dentro da gastronomia.

8- Curso técnico em Administração

Seja na indústria ou no comercio, a administração é o sistema central de uma organização. Muitos dos cargos nessa área exigem apenas a formação em um curso técnico.

O Técnico em Administração exerce diferentes atividades administrativas da organização relacionadas aos processos de: gestão de pessoas, operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, marketing, vendas e finanças.

9- Curso técnico em Gestão de Pessoas

O mercado de trabalho busca selecionais os profissionais mais capacitados para o preenchimento das melhores vagas de emprego. O departamento de gestão de pessoas, é o responsável pelos processos seletivos, treinamentos e reciclagem de profissionais.

O Técnico em Gestão de Pessoa pode atuar dentro de uma organização, como assistente de gestão de pessoas. Sendo capazes de analisar, selecionar e aplicar ferramentas da área de recursos humanos com base em metodologias específicas.

10- Curso técnico em Marketing e Vendas

Linha de frente de qualquer organização, as estratégias de marketing e vendas, são responsáveis por oferecer ao mercado, os resultados obtidos no desenvolvimento de toda uma linha de produção ou serviços.

O Técnico em Marketing e Vendas pode atuar nos processos relativos às ações de marketing. Bem como na comercialização em organizações dos segmentos de comércio e bens, serviços, e turismo e demais segmentos econômicos.

11- Cursos técnico em Criação Publicitária

O mercado publicitário é um dos mais concorrido, precisando de profissionais capacitados, criativos e atualizados com as ultimas tendências do mercado.

O Técnico em Criação Publicitária poderá atuar como assistente de criação publicitária. Sendo ele capaz de participar do processo de criação de campanhas e peças publicitárias de produtos e serviços em diversas mídias.

Pesquisa Personalizada

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*