O mercado de trabalho no setor da indústria e tecnologia busca profissionais cada vez mais qualificados e especializados. Com uma metodologia moderna, unindo prática e teoria, os cursos técnicos oferecidos pelo SENAI, é uma boa opção.

De acordo com o levantamento feito pelo SENAI no Mapa de Trabalho Industrial 2017-2020, o país terá que qualificar aproximadamente 13 milhões de trabalhadores dentro dos níveis superior, técnico e de qualificação. E quais serão as áreas que irão requerer uma maior demanda desses profissionais técnicos?

Cursos técnicos do SENAI é a melhor opção para se preparar no concorrido mercado de trabalho

O processo de recuperação das atividades industriais está acontecendo desde o fim do ano passado, segundo a Confederação Nacional das Indústrias. Isso acontece mesmo com o fechamento do ano de 2017 abaixo dos 50 pontos na linha divisória no indicador de evolução, que foi de 42,4 pontos. O de número de empregados permaneceu em 47,6 pontos no mês de dezembro, acima do registro dos anos anteriores.

Tendo em vista esses números, é fácil concluir que todo o país cresce sendo movidos pelo ramo industrial dentro dos mais diverso setores que ele possui. As fabricações, manufaturas e exportações não param, e com isso, a oferta de vagas de emprego no setor, continua sendo crescente.

Mercado de trabalho no setor industrial

Podemos afirmar que metalmecânica, meio ambiente e produção, tecnologia da informação e construção são os setores que mais necessitarão de profissionais qualificados, portanto, será onde as melhores oportunidades poderão surgir nos próximos meses, devido aos processos cada vez mais automatizados na indústria.

As unidades do SENAI espalhadas pelo Brasil contam com cursos nessas áreas, focando em metodologias funcionais para deixar o estudante preparado para o mercado de trabalho assim que se formar. A capacitação de bons profissionais é necessária dentro dos processos de automação para que se possa aumentar e otimizar a produtividade da indústria através da tecnologia disponível.

A construção civil é uma área que também se apresenta bastante promissora, mas exigirá profissionais cada vez mais capacitados para atuar desde o desenvolvimento dos projetos até sua conclusão, sem contar no pleno conhecimento das normas técnicas, de segurança do trabalho e meio ambiente.

Para ser uma dessas pessoas capacitadas para concorrer às diversas vagas dentro do mercado industrial os cursos profissionalizantes do SENAI oferecem toda a estrutura com a melhor metodologia de ensino.

Cursos profissionalizantes que oferecem as melhores opções de emprego na indústria

Abaixo, seguem 5 dos mais requisitados cursos técnicos que disponibilizarão uma maior gama de vagas no mercado de trabalho.

Uma das vantagens desses cursos é que eles podem se apresentar na modalidade semipresencial onde 80% do curso é feito a distância, por meio do acesso à internet, sendo os encontros presenciais ocorrendo em intervalos de 15 dias, proporcionando a oportunidade de flexibilidade de horário para estudo para o aluno.

1. Cursos SENAI: Técnico em Mecânica

Elaboração e desenvolvimento de projetos; definição e aplicação de processos na produção mecânica; planejamento e realização de manutenções em máquinas e equipamentos.

2 . Cursos SENAI: Técnico em Qualidade

Implementação do sistema da gestão da qualidade, com aplicação de ferramentas de solução de problemas para uma melhoria contínua.

 3. Cursos SENAI: Técnico em Programação de Jogos Digitais

Programação e teste de jogos digitais com integração de dispositivos, bem como elementos de multimídia conforme as metodologias e padrões de desenvolvimento.

4. Cursos SENAI: Aperfeiçoamento de Energia Solar Fotovoltaica

Desenvolver competência acerca dos sistemas de energia solar fotovoltaica para diagnosticar fatores de consumo de energia e propor soluções conforme normas e determinações dos órgãos regulamentadores.

5. Cursos SENAI: Tecnologia em Geração Eólica (EAD)

Desenvolvimento de fundamentos técnicos e científicos relacionados à geração eólica tendo como referência a fonte original e a situação eólica no mundo; identificar geograficamente as capacidades instaladas, suas características e expansão no Brasil.
Como escolher um cursos técnico profissionalizante?

Cursos técnicos do SENAI é a melhor opção para se preparar no concorrido mercado de trabalho
Imagem: Pixabay

A escolha do melhor curso técnico deve embasar algumas questões a serem verificadas e ponderadas. Dentre elas habilidades, preferências, afinidades. O candidato deve refletir sobre o que gosta de fazer e como isso pode ser encaixado dentro das chances que ele terá para entrar no mercado de trabalho.

Mas não é só o que se gosta de fazer que deve ser levado em conta. O que você sabe fazer e que possa ser usado como instrumento de trabalho é muito importante. Isso se encaixaria dentro de alguma empresa?

Para responder a essa questão, basta analisar as indústrias da região e com quais atividades elas lidam para saber se a vocação é “empregável”. E ainda observando a vizinhança, pode-se descobrir algo que gostaria de ser aprendido.

Qual a relevância disso? Para uma pessoa fazer um curso técnico, principalmente à distância é necessário disciplina, e não se tem disciplina se existe desestimulo por não gostar do que se está aprendendo.

Para saber mais sobre os cursos oferecidos, vagas disponíveis, matrículas e unidades mais próximas, basta acessar o site www7.fiemg.com.br/