Nas últimas décadas anos houve uma verdadeira explosão de cursos universitários e aberturas de faculdades por todo o Brasil.

Cursos Técnicos e  Mercado de Trabalho

Porem, com o crescimento da economia brasileira, o mercado de trabalho, tinha um déficit de profissionais capacitados para as áreas operacionais. Logo, em muitas áreas, um profissional com formação técnica, começou a disputar os melhores salários.

Investir em um curso técnico também é aumentar as chances de recolocação no mercado de trabalho, pois há uma grande demanda por profissionais na área operacional e dependendo da área o faixa salarial supera os valores pagos aos profissionais com nível superior.

A escolha de um curso, não pode ser levada em conta somente o retorno financeiro. Há fatores de afinidades, habilidades e gostar do que faz.

Um dos segredos do sucesso em qualquer carreira, e buscar algo que oferece realização tanto profissional, quanto pessoal.

Para quem ainda não entrou no mercado de trabalho, ou mesmo não descobriu suas aptidões profissionais, uma maneira de descobri isso, é por meio de testes vocacionais.

Algumas escolas oferecem esses testes gratuitamente. Outra opção de fazer um teste de vocação, pode ser em portais especializados, ou mesmo aplicativos específicos para celulares.

Esse tipo de teste de vocação serve como um direcionador para descobrir afinidades, e, assim, fazer a melhor escolha profissional.

Por que é importante pensar no mercado antes de escolher uma profissão?

O ambiente de trabalho tem papel fundamental no nosso estilo de vida. Em alguns casos, mais até que a família, escola ou amigos. Influi no estilo de vida, nas oportunidades sociais, no modo de vestir, agir etc.

Desde o primeiro emprego passando por toda fase adulta até a aposentadoria, o ambiente corporativo ocupa boa parte das horas diárias.

Escolher a profissão errada, ou estar no emprego que não lhe dê condições satisfatórias de crescimento pessoal e profissional, pode ser um tortuoso caminho para a infelicidade.

Somente por essa introdução, já é possível responder a pergunta no titulo desse artigo: Por que é importante pensar no mercado antes de escolher uma profissão?

Em outro artigo publicado aqui no NowPix, foi abordado sobre quais cursos e profissões estarão em alta nos próximos anos. Nele foi citada uma pesquisa que trouxe um dado muito relevante para refletir: 60% dos jovens estão aprendendo profissões que deixarão de existir nos próximos anos.

Quando se, é muito jovem, fazer uma escolha de carreira a seguir, pode não ser uma das tarefas mais fáceis. Pressão familiar, seguir algo apenas por status ou a profissão dos pais, podem limitar muito as escolhas.

Devo levar em consideração o salário para escolher a minha profissão?

Devemos ser francos. Trabalhamos para ganhar dinheiro, ser bem sucedido profissionalmente e socialmente, e claro, ter realizações no emprego escolhido.

Para que tudo isso acontece como o planejado, é preciso investir em estudos, seja em cursos de graduação ou cursos técnicos, palestras entre outros.

A profissão ou carreira no mercado de trabalho, é dada a largada no momento em que se escolhe um curso.
Aqui duas coisas precisam ser muito bem equilibradas, que são: ganhos salariais e realização profissional.

Um profissional infeliz ou insatisfeito com a função que exerce, dificilmente terá sucesso em sua carreira. Portanto não foque apenas nos salários pagos em determinada área, nem tão pouco confie todo seu sucesso em suas habilidades.

Imagem: Pixabay

Independente de qual for a escolha da profissão, é preciso estar sempre preparado para as mudanças.

Inovações tecnológicas, crises econômicas e políticas, bem como uma nova lei trabalhista, interferem muito na dinâmica do trabalho e nas profissões. Algo que hoje parece certo e sólido pode mudar o seu cenário completamente daqui a cinco anos.

Busque ser um profissional com a mente mais flexível,  mantenha sempre atualizado com. Isso pode ser  por meio de uma pós-graduação, cursos livres, palestras e fóruns, certamente terá maior sucesso no mercado de trabalho.

Cursos Técnicos: Um caminho para o primeiro emprego

Equipe de Redação

…abre portas para ótimos salários. Cursos técnicos com melhor retorno salarial Alguns cursos oferecem melhor carreira profissional que outros, mas vale lembrar que sem afinidade com a área, o investimento…

Conheça os cursos técnicos que mais empregam em São Paulo

Equipe de Redação

vagas em bolsas de estudos, ou cursos técnicosoferecidos por programas sociais, bem como os cursos técnicos gratuitos da FATEC. Descubra quais são os cursos técnicos mais valorizados em São Paulo…

Vale a pena fazer um curso técnico? Conheça suas vantagens

Davi Sant Anna

…formação) Produção Alimentícia Produção Cultural e Design Produção Industrial Recursos Naturais O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos regulamenta um total de 185 cursos, que podem ser ministrados em escolas especializadas….

Pronatec SENAC: Cursos Técnicos Gratuitos no SENAC 2019

Equipe de Redação

Apesar do número de pessoas que ingressou em uma universidade nos últimos anos, o país, tem uma carência por mão de obra qualificada. Os cursos técnicos, ainda é a principal…

Cursos na área da beleza que podem recolocá-lo no mercado de trabalho

Davi Sant Anna

workshops oferecidos em grandes perfumaras, aos cursos técnicos profissionalizantes, como cabeleireiro, esteticistas, manicure e pedicure, por exemplo. Imagem: Pixabay As modalidades de cursos disponíveis no mercado são: Graduação, técnico e…