Educação Física | Bacharel ou Licenciado em Educação Física

Pela promoção da saúde física e mental, a Educação Física abrange áreas que compõem o entendimento do funcionamento do corpo humano de uma forma geral. O profissional formado de educação física, seja bacharel ou licenciado, tem a função de promoção, organização e supervisão de atividades físicas.

Além disso, auxilia nos tratamentos de portadores de deficiência e prepara atletas nas mais diversas modalidades esportivas conhecidas. Portanto, percebe-se que é uma área com um campo de trabalho muito abrangente, sendo que nem fora mencionado o fato de que o número de academias e centro esportivos cresceu na última década, expandindo ainda mais o campo de trabalho destes profissionais tão necessários.

Podendo, portanto, trabalhar com crianças de várias faixas etárias em escolas, com adultos em academias, ONGs, clubes ou até mesmo atendimento pessoal, como personal trainer e preparação física de atletas amadores ou profissionais, como é o mercado de trabalho atual para este profissional?

Mercado de Trabalho em Educação Física

Com a atual preocupação com a saúde física e mental da população num geral, o profissional de educação física tem tido, sim, um mercado bastante extenso e aberto a diversas vagas. A concentração maior está nas áreas da Educação, com o trabalho como professor de ginástica ou educação física tanto no ensino fundamental, como no ensino médio.

Outro setor também são as academias, que tiveram uma crescente nos últimos anos, sendo esses dois setores tendo grande concentração de vagas por todo o Brasil, sobretudo no Sul e Sudeste. Entretanto, setores de turismo do Nordeste brasileiro também têm aberto as portas para esses profissionais para coordenação de atividades em resorts, cruzeiros e hotéis, principalmente em altas temporadas de veraneio.

Área de Atuação em Educação Física

Durante o curso, é comum uma abrangência enorme de matérias, tais como ciências biológicas, anatomia, além de economia, administração e estatística, por exemplo. Portanto, o campo é muito vasto, além é claro de disciplinas práticas focadas no esporte que, ao longo do curso, se agregam ao calendário de aulas.

Na licenciatura, tem-se o diferencial de que, a partir do terceiro ano de curso, disciplinas ligadas ao processo pedagógico educacional ingressam as listas de matérias. E, para a conclusão do curso, por vezes um estágio obrigatório relatado é requisitado e, em outros casos, uma monografia de conclusão, o temido Trabalho de Conclusão de Curso, ou simplesmente TCC.