Empreendedorismo e o caminho para o sucesso

Uma grande ideia, pode nascer de pequenos detalhes, de observações da nossa vida cotidiana, de aprender a perceber nossas demandas.

Aquilo que necessitamos, pode ser uma oportunidade de oferecer algo novo, seja uma ideia, produto ou serviço. Empreender é a capacidade de identificar oportunidades, sintetizá-las e potencializar energia em benefício próprio e de terceiros.

 

Quando voltamos ao passado, nas primeiras feiras-livres, quando milhares de mercadores ofereciam os seus produtos. Já era um habito da população, buscar pela melhor oferta, vantagens no preço e pechinchar descontos. Ou seja fazer pesquisa, não é algo novo.

Empreendedorismo

Mas quando dois jovens programadores pegaram esse conceito e costume humano. Transformaram e criaram um sistema capaz de reunir todas as informações disponíveis na internet. Encurtando tempo e facilitando a vida de milhões de pessoas. Assim surgiu um gigante como a Google.

Nesse mesmo conceito de inovar com idéias já existente,s surgiram sites de cupons descontos, compras coletivas, buscadores de ofertas, agregadores de viagens oferecendo descontos em passagens aéreas, hospedagens entre outros.

O que se percebe nesses casos, é que empreendedorismo, pode ser mais uma capacidade de transformação e assumir risco em mudar paradigmas, que propriamente querer criar algo novo do zero.

 

Empreender é ser seu próprio patrão:

Muitos pensam que ser dono do próprio negocio, é ter mais liberdade e tempo livre. Mas não é bem assim, afinal ser seu próprio patrão, traz novas responsabilidades e obrigações. Como por exemplo, uma carga horária maior dedicada ao trabalho, poucos dias de folga ou descanso, abrir mão de férias.

Tudo isso é preciso até que o empreendimento caminhe com suas próprias pernas, ou seja, empreender é  a capacidade de ser o protagonista da própria vida profissional e deixar de ser coadjuvante.

Primeiros passos para ser um empreendedor de sucesso

Se você chegou até aqui, já deu o primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso. Afinal a busca por conhecimento, e gosta de aprender coisas novas, é fundamental para ser um bom empreendedor.

É importante direcionar o seu aprendizado ou reciclagem de conhecimento. Afinal não adianta muito aprender sobre construção de automóveis, se está querendo abrir uma confecção de roupas. É claro, que esses conhecimentos paralelos, possam servir de suporte, como processos de produção etc.

Para novos empreendimentos, instituições como o SEBRAE, oferecem cursos, consultorias e dão todo o suporte, para quem deseja ser um micro, pequeno ou médio empresário, alguns cursos do SEBRAE são oferecido gratuitamente, informe-se em uma unidade mais próxima.

O autoconhecimento é fundamental para ter sucesso como um empresário, isso possibilita saber seus pontos fortes e fracos, saber onde precisa investir mais energia para aprimorar ou aprender algo novo.

Empreendedorismo | Fuja do pensamento comum

Fuja do pensamento comum, não é porque um mercado tornou-se emergente, e muitos pessoas ganham dinheiro com aquilo, que significará, que também terá sucesso nele.

Um exemplo, que identificamos aqui no NowPix Empreender, foi o caso das Paletas Mexicanas,  um típico picolé muito popular no México. Produzido com frutas frescas e recheio, por aqui, ganhou versão gourmet, tornando uma grande sensação no verão de 2014. uma das empresas pioneiras no segmento é do Paraná: a Los Paleteros.

Acontece que como toda febre de mercado, não demorou muito para surgir centenas de empreendimentos querendo repartir a fatia desse bolo, isso também pode ser chamado de canibalismo de mercado.

É claro, que a febre passou, o mercado diminuir, e não há espaço para tantos empreendimentos disputando a mesma parcela de publico. Além disso, o canibalismo de mercado, leva uma concorrência desleal, com preços dos produtos em queda, obrigando os empreendedores a diminuir suas margens de lucro.

Podemos dizer que Los Paleteros, foi um empreendimento inovador. Descobriu uma demanda de mercado e buscou algo já existente no mercado, que são os picolés, porem, agregando valor.

Seja vendendo picolé, ou abrindo uma loja online, sendo revendedor de produtos de beleza, roupas, ou abrindo uma empresa de tecnologia, para saber mais sobre novos empreendimentos e tendência de mercado, acompanhe o NowPix Empreender