Curso de Engenharia | Formação do Engenheiro Civil

O engenheiro civil é o profissional que atua na projeção, no gerenciamento e na execução propriamente dita dos mais diferenciados tipos de obras. Elas podem ser tanto residenciais e/ou prediais como também obras de infraestrutura, o que inclui pontes, estradas, viadutos, hidrelétricas, barragens e muitas outras.

O profissional da área deve acompanhar cada um dos passos de uma reforma e/ou construção do zero – o que também leva em consideração estudos do solo, de ventilação e/ou insolação local e até mesmo de diferentes tipos de acabamentos e fundações.

Curso de Engenharia

De modo sucinto, o engenheiro civil é praticamente o ‘chefe’ de toda a obra: ele supervisiona as equipes de trabalho, define os gastos, tem controle dos prazos e ainda precisa atentar para os padrões de segurança, bem-estar e qualidade que o ambiente a ser construído irá oferecer.

As redes de instalações hidráulicas, elétricas e de saneamento básico da casa, edifício ou outro também são definidos pelo engenheiro civil, que escolhe até mesmo os materiais utilizados para cada tipo de construção e acabamento.

E as responsabilidades pela construção da obra também são todas do engenheiro civil, uma vez que ele é quem precisa garantir a segurança e a própria estabilidade do prédio e/ou outro – o que leva em consideração até mesmo os efeitos das mudanças climáticas e dos ventos.

Mercado de trabalho e atuação do engenheiro civil

Atualmente o segmento de engenharia civil é um dos que mais crescem desenfreadamente em toda a extensão do território brasileiro. Por isso, seu mercado também é um dos mais amplos, visto que o engenheiro civil pode atuar em variados setores, sendo alguns deles:

– Construção urbana e civil de modo geral;
– Desenvolvimento de projetos de saneamento básico e redes elétricas/hidráulicas;
– Edificações comerciais, residenciais e industriais como um todo;
– Emissão de laudos técnicos;
– Universidades e centros de pesquisa na área;
– Rodovias e transportes;
– Solo e Geotecnia;
– Estruturas e fundações.

Engenharia Civil

Cabe ainda destacar que os engenheiros civis podem encontrar boas oportunidades de trabalho não só em empresas privadas, como também, em órgãos públicos. Carreiras autônomas ou acadêmicas também podem ser consideradas pelos profissionais da área.

Guia de Profissões

O engenheiro civil é o profissional que atua no projeto, gerenciamento e na execução propriamente dita dos mais diferenciados tipos de obras e construções … Continuar lendo