Entrevista de Emprego: Saibam quais são as perguntas mais comuns

Saibam quais são as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego

Ao passar por uma entrevista de emprego, alguns recrutadores utilizam perguntas comuns para seleção de candidatos. Deste modo é fundamental estar preparado para passar segurança.

Existem algumas perguntas bem comuns em uma entrevista de emprego, por isto é possível ter uma ideia e saber como responder as questões.

Perguntas realizadas em uma entrevista de emprego

Para auxiliar veja as perguntas mais comuns, logo abaixo.

O recrutador pede para falar sobre ele

Na realidade não existe uma regra para responder esta questão. Cada entrevistador espera uma resposta.
O ideal é ser direto e controlar a ansiedade e manter o foco no âmbito profissional. Procure falar sobre os projetos anteriores e suas expectativas sobre a carreira.

Histórico profissional

Nesta situação o recrutador deseja saber sobre sua experiência apresentada no currículo. Procure ser breve e objetivo e mantenha o foco em sua experiência.

Falar o motivo da saída do último emprego

Procure nunca falar mal da sua antiga empresa ou do ex-chefe. Caso a saída seja por demissão, não omita, não deixe de falar a verdade.

Principais ocupações

Procure falar sobre as tarefas do dia a dia, inclusive das estratégias usadas para enfrentar os desafios.

Pontos positivos e negativos

Fale sobre o que você acha que é relevante para o seu cargo, portanto, exalte detalhes como comunicação, relacionamento, além do trabalho em equipe.
Sobre os seus pontos negativos, não deixe de assumir e dizer que está em ação para corrigi-los.

Trabalho sobre pressão e prazo limitado

O ideal é falar de exemplos na qual vivenciou, mas que mostre sua capacidade de trabalhar sobre pressão. Esta resposta na entrevista de emprego, garante segurança ao recrutador e que você possui capacidade de enfrentar qualquer cargo.

Planos futuros

Deixe em aberto os seus anseios para sua vida profissional sem deixar de ser sincero e mostrar sua firmeza, sobre as metas de curto, médio ou longo prazo.

Experiências profissionais que garantiram satisfação

Procure apresentar as recentes e que são adequadas ao cargo, inclusive para os seus objetivos profissionais.

Motivo de trabalhar na empresa

Ao responder esta questão é preciso estudar. A maior parte dos contratantes usa este momento para verificar sua paixão, além de missão e objetivo da empresa.
Procure falar com verdade, mas nunca exagere. Aproveite e diga o que lhe atrai na companhia e como você pode se adaptar a cultura da empresa.

Pretensão salarial

Se você não sabe o valor que a empresa está disposta a pagar, não responda esta pergunta. Caso o recrutador insistir nesta questão, apresente o valor do seu último salário.

Motivo de contratá-lo

Por fim, na entrevista de emprego, a vaga de emprego pode ser sua se você souber destacar a suas capacidades, conforme necessidade da organização. Não deixe de expor como você pode colaborar para o desenvolvimento da organização.

Questões inusitadas

Entre as questões é comum que muitas empresas frisem nos maiores defeitos, desafios, conquistas e experiências. Estes detalhes sempre surgem em uma entrevista. Deste modo, procure estar preparado para lidar com todo tipo de questão.