Ao passar por uma entrevista de emprego, alguns recrutadores utilizam perguntas comuns para seleção de candidatos. Deste modo é fundamental estar preparado para passar segurança.

Existem algumas perguntas bem comuns em uma entrevista de emprego, por isso é possível ter uma ideia e saber como responder as questões.

Perguntas realizadas em uma entrevista de emprego

Para auxiliar, veja as perguntas mais comuns, logo abaixo.

O recrutador pede para falar sobre você:

Na realidade não existe uma regra para responder esta questão. Cada entrevistador espera uma resposta.

O ideal é ser direto e controlar a ansiedade e manter o foco no âmbito profissional. Procure falar sobre os projetos anteriores e suas expectativas sobre a carreira.

Histórico profissional:

Nesta situação o recrutador deseja saber sobre sua experiência apresentada no currículo. Procure ser breve e objetivo e mantenha o foco na sua experiência.

Falar o motivo da saída do último emprego:

Procure nunca falar mal da sua antiga empresa ou do ex-chefe. Caso a saída seja por demissão, não omita, não deixe de falar a verdade.

Principais ocupações:

Procure falar sobre as tarefas do dia a dia, inclusive das estratégias usadas para enfrentar os desafios.

Pontos positivos e negativos:

Fale sobre o que você acha que é relevante para o seu cargo, portanto, exalte detalhes como comunicação, relacionamento, além do trabalho em equipe. Sobre os seus pontos negativos, não deixe de assumir e dizer que está em ação para corrigi-los.

Trabalho sobre pressão e prazo limitado:

O ideal é falar de exemplos na qual vivenciou, mas que mostre sua capacidade de trabalhar sob pressão. Esta resposta na entrevista de emprego, garante segurança ao recrutador e que você possui capacidade de enfrentar qualquer cargo.

Planos futuros:

Deixe em aberto os seus anseios para sua vida profissional sem deixar de ser sincero e mostrar sua firmeza, sobre as metas de curto, médio ou longo prazo.

Outras perguntas

Experiências profissionais que garantiram satisfação:

Procure apresentar as recentes e que são adequadas ao cargo, inclusive para os seus objetivos profissionais.

Motivo de trabalhar na empresa:

Ao responder esta questão é preciso estudar. A maior parte dos contratantes usa este momento para verificar sua paixão, além de missão e objetivo da empresa.

Procure falar com verdade, mas nunca exagere. Aproveite e diga o que lhe atrai na companhia e como você pode se adaptar à cultura da empresa.

Pretensão salarial:

Se você não sabe o valor que a empresa está disposta a pagar, não responda esta pergunta. Caso o recrutador insista nesta questão, apresente o valor do seu último salário.

Motivo de contratá-lo:

Por fim, na entrevista de emprego, a vaga de emprego pode ser sua se você souber destacar as suas capacidades, conforme necessidade da organização. Não deixe de expor como você pode colaborar para o desenvolvimento da organização.

Questões inusitadas:

Entre as questões é comum que muitas empresas frisem nos maiores defeitos, desafios, conquistas e experiências. Estes detalhes sempre surgem em uma entrevista. Deste modo, procure estar preparado para lidar com todo tipo de questão.