Em uma entrevista de emprego é preciso tomar alguns cuidados. Esta etapa é fundamental, pois faz parte do processo de seleção. Quem está à procura de emprego precisa saber se comportar e evitar problemas diante do recrutador.

Evite erros comuns e seja bem sucedido em uma entrevista de emprego

Nesta ocasião uma roupa mal escolhida, uma questão mal respondida, ou frase sem sentido pode significar o fim da sua chance.

Para ajudar e evitar cometer alguns erros, identificamos os principais problemas cometidos em uma entrevista de emprego. Com estas soluções é possível evitar e se sair bem.

1 – Chegar atrasado
Ao chegar em uma empresa para se candidatar para as vagas de emprego  é preciso ter comprometimento. A displicência com o horário pode indicar que você não está dando valor à oferta. Além disso, isto pode indicar que você é um candidato que não tem comprometimento e é desorganizado.

Como solução, procure se programar e sair de casa cedo inclusive planeje o percurso do local da entrevista.

2 – Roupas que não combinam com a situação
Conforme a área de atuação, da empresa e o setor, é importante ter uma forma apropriada de se vestir. Neste caso, utilize acessórios discretos, cores chamativas e atenção ao exagero no perfume e na maquiagem.

O ideal é saber como é a vestimenta da organização. Caso conheça alguém que trabalha lá, peça um conselho. Mas de acordo com especialistas, opte pelo esporte fino.

3 – Não ter conhecimento sobre a empresa ou setor
Para se sair bem na oportunidade de emprego procure saber informações sobre a empresa. Um erro padrão é chegar ao local e não saber nada.

Para ter conhecimento, procure por informações institucionais em seu site, ou então veja reportagens publicadas ou converse com quem trabalha (ou já trabalhou) no local.

4 – Não seja tão informal com o recrutador
O entrevistador às vezes para deixar o candidato à vontade, inicia a entrevista de forma mais tranquila. Isto ajuda a evitar o nervosismo. No entanto, em algumas situações, o candidato pode exagerar e usar linguajar coloquial ou até gírias.

Conforme especialista o ideal é evitar o linguajar informal e responder as perguntas com calma para evitar vícios de linguagem.

5 – Exagero nas qualificações
Alguns candidatos para disfarçar suas dificuldades acabam superestimando suas qualificações no currículo.

Hoje os sites de empregos ou agências de emprego acabam analisando minunciosamente o seu perfil. Deste modo, evite inserir no seu currículo informações que não são verdadeiras.

Em algumas entrevistas de seleção, o recrutador pode pesquisar sobre estes detalhes, aplicando provas ou fazendo testes. O recomendado é ser realista e verdadeiro sobre sua competência.

Na realidade, uma empresa não busca alguém perfeito, mas sim quem se enquadra no perfil desejado.

6 – Falar mal do antigo emprego ou chefe
Mesmo que você tenha motivos ou foi desvalorizado no emprego anterior, jamais fale mal da empresa. No setor corporativo a descrição deve ser um adjetivo do candidato. Ao se mostrar impulsivo ele apresenta uma postura antiética fazendo com que o recrutador pense que o usuário vai ter esta mesma postura em sua empresa.

Caso perguntar sobre o motivo do desligamento, procure contornar a situação e diga que deseja um crescimento profissional e na outra empresa não teve essa oportunidade.

Para ser bem sucedido numa entrevista , evite passo em falso e foque no futuro

Falar sobre suas experiências e conquistas passadas é muito importante, mas procure focar em como o seu conhecimento poderá ajudar a empresa, quais são os seus objetivos pessoais e profissionais, ou seja, fale mais sobre o que pode fazer, do que, sobre o que já fez.

Para finalizar outras dicas importantes para sair bem na entrevista de emprego, é zelar por sua aparência, não precisa estar com a ultima tendência da moda, mas nada de usar roupas inadequadas para o momento, como decotes, roupas despojadas demais etc.

Deixe o seu celular no mudo, sabemos que o celular é um vicio quase que impossível de controlar, mas, interromper uma entrevista de emprego para falar no celular, responder uma mensagens ou ver atualizações de e-mail, não combina com um bom profissional.

Quais sao os passos a seguir para ter uma entrevista de emprego bem sucedida
imagem: rawpixel.com

Entrevista de emprego online
Os candidatos que vão passar por uma seleção de empregos online também precisa se preparar para a ocasião. O ideal é evitar trajes informais ou fazer a entrevista em local inadequado. Além disso, a pontualidade também é importante.

Antes de começar a entrevista confirme com o entrevistador e planeje sobre o horário e as condições da sua conexão de internet. Neste tipo de entrevista de emprego, é preciso que você não seja interrompido, portanto, se tiver outra pessoa (familiares e amigos) por perto informe.