Como escolher uma profissão pensando no mercado de trabalho

O ambiente de trabalho tem papel fundamental no nosso estilo de vida. Em alguns casos, mais até que a família, escola ou amigos. Influi no estilo de vida, nas oportunidades sociais, no modo de vestir, agir etc.

Por que é importante pensar no mercado antes de escolher uma profissão?

Desde o primeiro emprego passando por toda fase adulta até a aposentadoria, o ambiente corporativo ocupa boa parte das horas diárias.

Escolher a profissão errada, ou estar no emprego que não lhe dê condições satisfatórias de crescimento pessoal e profissional, pode ser um tortuoso caminho para a infelicidade.

Somente por essa introdução, já é possível responder a pergunta no titulo desse artigo: Por que é importante pensar no mercado antes de escolher uma profissão?

Em outro artigo publicado aqui no NowPix, foi abordado sobre quais cursos e profissões estarão em alta nos próximos anos. Nele foi citada uma pesquisa que trouxe um dado muito relevante para refletir: 60% dos jovens estão aprendendo profissões que deixarão de existir nos próximos anos.

Quando se, é muito jovem, fazer uma escolha de carreira a seguir, pode não ser uma das tarefas mais fáceis. Pressão familiar, seguir algo apenas por status ou a profissão dos pais, podem limitar muito as escolhas.

Por que e para o que trabalhamos?

Devemos ser francos. Trabalhamos para ganhar dinheiro, ser bem sucedido profissionalmente e socialmente, e claro, ter realizações no emprego escolhido.

Para que tudo isso acontece como o planejado, é preciso investir em estudos, seja em cursos de graduação ou cursos técnicos, palestras entre outros.

A profissão ou carreira no mercado de trabalho, é dada a largada no momento em que se escolhe um curso.
Aqui duas coisas precisam ser muito bem equilibradas, que são: ganhos salariais e realização profissional.

Um profissional infeliz ou insatisfeito com a função que exerce, dificilmente terá sucesso em sua carreira. Portanto não foque apenas nos salários pagos em determinada área, nem tão pouco confie todo seu sucesso em suas habilidades.

A escolha da profissão e o mercado de trabalho
Imagem: Pixabay

Como não se perder no meio do caminho

Inovações tecnológicas, crises econômicas e políticas, bem como uma nova lei trabalhista, interferem muito na dinâmica do trabalho e nas profissões. Algo que hoje parece certo e sólido pode mudar o seu cenário completamente daqui a cinco anos.

Independente de qual for a escolha da profissão, é preciso estar sempre preparados as mudanças.

Busque ser um profissional com a mente mais flexível,  mantenha sempre atualizado com. Isso pode ser  por meio de uma pós-graduação, cursos livres, palestras e fóruns, certamente terá maior sucesso no mercado de trabalho.

Cursos Senac e Senai