Enfermagem | Guia de Cursos e Profissões

A enfermagem é uma ciência cujo objetivo é assistir e cuidar das pessoas. Como resultado, esse profissional ajuda no restabelecimento, bem como na manutenção, da saúde dos seres humanos.

A sua atuação pode se dar apenas com o indivíduo, na família ou ainda na comunidade. Cabe aos enfermeiros participar de ações conjuntas com médicos, psicólogos, nutricionistas, entre outros. Portanto, eles são imprescindíveis em hospitais, mas também trabalham em clínicas e prestam atendimentos em domicílio.

Curso de Graduação em Enfermagem

O curso de enfermagem tem duração média de 4 anos. Entre as disciplinas fundamentais à formação estão as de Ciências Biológicas. Porém, as faculdades incluem sempre cadeiras de administração, psicologia e sociologia. A parte prática, que abrange o atendimento de pacientes e o cuidado das enfermarias, inicia no segundo ano.

É válido destacar a obrigatoriedade do estágio supervisionado para que o aluno termine a graduação. Ao final dos estudos, exige-se a apresentação de um trabalho de conclusão de curso. Existem ainda algumas especificidades de determinadas instituições. Por exemplo, a UFRJ conta com uma formação em Enfermagem e Obstetrícia, e a Udesc, em Chapecó, Santa Catarina, tem ênfase em saúde pública.

Faculdade de Enfermagem e Mercado de Trabalho

Há um grande número de recém-formados que entram no mercado de trabalho anualmente. Em razão disso, é justo afirmar que se encontra concorrência na busca por cargos. É ainda importante saber que os maiores empregadores estão presentes no Sudeste e no Sul, mas é também nessas regiões que existe a maior procura pelas vagas. No Nordeste do país é onde se apresenta a menor quantidade de especialistas na área, sobretudo no interior.

Uma boa opção atualmente para os enfermeiros é o setor de saúde da família, inclusive por programas do Governo Federal. Também cresceu a demanda por esses profissionais nas escolas de crianças, clínicas e laboratórios, ambulatórios de empresas e firmas de homecare. Os licenciados tendem a ministrar cursos profissionalizantes nas cidades grandes.

Áreas de Atuação do Enfermeiro

Esse setor oferece diferentes tipos especialização. Além da enfermagem geral, é possível exercer enfermagem pediátrica e geriátrica, para tratar de crianças e idosos, respectivamente. Outras alternativas são a enfermagem médico-cirúrgica, obstétrica, do trabalho, psiquiátrica, de saúde pública e de resgate. Por fim, tem os caminhos acadêmicos e de gestão.

Guia de Profissões

Guia de Profissões do Empreender NowPix: Conheça mais sobre o curso de graduação em enfermagem, mercado de trabalho e as melhores faculdades. … Continuar lendo