Física | Curso, Profissão e Mercado de Trabalho

Curso de Graduação em Física

O físico é o profissional responsável por pesquisas que relacionam duas grandes vertentes: a energia e a matéria. Suas leis de interação, características em geral e propriedades também englobam este conjunto de estudos.

Curso de Graduação em Física

De modo geral, o profissional físico é qualificado para aplicar na sociedade leis definidas tanto pela pura pesquisa como também pela solução de questões aparentemente cotidianas e extremamente práticas. O físico pode ser formado tanto em cursos de bacharelado como de licenciatura.

Neste primeiro caso, ele atua diretamente com fenômenos físicos, corpos e matérias de diferentes dimensões, além de estudos na área de imensidão do espaço/universo e partículas subatômicas. Uma especialização na área pode incluir estudos de astrofísica, física acústica ou até mesmo nuclear.

Na física médica, por exemplo, o profissional ainda pode desenvolver e aplicar equipamentos radioativos e nucleares para intensificar o diagnóstico e/ou tratamento de algumas enfermidades. Além disso, física nuclear, física ambiental e biológica, também são algumas das possibilidades que o profissional desta área pode seguir.

Mercado de trabalho do físico

Hoje o mercado de trabalho mais fomentado para a física ainda é o de ensino, motivo pelo qual os cursos de licenciatura são encontrados em maior abrangência. Com ele, o físico pode lecionar em instituições de ensino fundamental e médio. Já com uma especialização (pós-graduação, mestrado e/ou doutorado), ele também pode dar aulas para o ensino superior.

Áreas de atuação graduado em física

A área de atuação do profissional físico (bacharelado) é ampla por um motivo bem simples – essa ciência está presente em praticamente todas as tecnologias e engenharias.

Sendo assim, alguns possíveis segmentos de atuação deste profissional são:

– Acústica: análise de diferentes níveis de ruído e criação de materiais neste sentido;

– Nuclear – estudo estrutural nuclear a aplicação principalmente na geração de energia Eletronuclear e elétrica;

– Biológica – analisa os comportamentos e principais aspectos de origem física dos processos da biologia;

– Ambiental – estuda propriedades físicas e demais características do solo, vegetação, mudanças climáticas e outros;

– Física Médica – atua na criação de instrumentos e diferentes técnicas para atuação da radiologia diagnóstica, além do desenvolvimento e aplicação de radioterapia e demais vertentes da medicina nuclear.

Leia mais...