Formação de Carpintaria – Dicas e Onde fazer

Saiba mais sobre a profissão, carreira, mercado de trabalho e salários e onde fazer o cursos pago e gratuito em carpintaria.

Escolher uma profissão não é nada fácil. Para fazer a escolha correta, alguns dados importantes devem ser levados em consideração antes de se fazer um curso ou investir um dinheiro em alguma modalidade de aprendizado.

Curso de Carpintaria

O curso de carpintaria tem vigorado ainda como uma boa opção entre aqueles que estão disponíveis em escolas profissionalizantes. Para você saber se essa é a melhor opção para o seu perfil, segue uma apresentação sobre as escolas que trabalham com o curso de carpintaria, o perfil dos trabalhadores e como funciona o mercado de trabalho.

O SENAI é um sistema que oferece cursos de carpintaria em várias unidades. O interessante do SENAI é que sua qualidade de ensino é bastante reconhecida no mercado de trabalho e seus profissionais são diferenciados. Outra grande vantagem do SENAI é que os cursos são gratuitos. Você deve fazer um vestibulinho para entrar na escola.

Além do SENAI, existem centenas de escolas técnicas que trabalham com técnico em carpintaria. Para isso, você deve buscar a mais bem referenciada em sua região.

Algumas prefeituras costumam oferecer o curso gratuitamente em escolas voltadas para formar profissionais para o mercado de trabalho. Busque essa informação na Secretaria de Educação da prefeitura de sua cidade.

Formação do profissional de carpintaria

O curso técnico em carpintaria aprovado pelo MEC prevê 1200 horas de ensino, entre aulas teóricas e práticas. Nas aulas, os professores devem ensinar os princípios da carpintaria, o trato e manuseio dos diversos materiais e suas possibilidades no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho para quem faz o curso de carpintaria é voltado para a produção de várias estruturas. Entre as mais comuns podemos citar palcos, embarcações, parte de estruturas ligadas a obras civis, cenários, carretas e carrocerias. Além disso, os profissionais aprendem a operar máquinas especiais no curso de carpintaria.

As possibilidades de atuação para quem faz o curso de carpinteiro estão na indústria de fabricação com madeira ou fibra de vidro, trabalho em estaleiros, trabalho em canteiro de obras, negócio próprio ou empregado em uma oficina para reparos ou para manutenção.

Antes de se inscrever em um desses cursos, procure uma escola que lhe mostre um bom direcionamento para o mercado de trabalho.