Geografia | Profissão e Curso Bacharel ou Licenciatura

Curso de Graduação em Geografia

O profissional que se forma em Geografia (curso bacharel ou licenciatura de quatro anos) torna-se um geógrafo. Sua atuação tem como principal objeto de estudo a própria Terra, seus fenômenos e diferentes modos de ocupação da mesma pela humanidade.

Cabe destacar que os campos de estudo da Geografia não se limitam unicamente à física – o que envolve o relevo, mudanças climáticas, vegetação e solo, por exemplo. Essa área também engloba a própria análise da sociedade que habita a superfície terrestre, com estudos que visem compreender como as diferentes populações interagem com o ambiente na ocupação de espaços, sejam eles sociais, urbanos e/ou rurais.

Curso de Geografia e Mercado de Trabalho

O que irá determinar com certeza qual será o foco da carreira do geógrafo é o tipo de seu curso de formação: licenciatura ou bacharelado.

Diferença entre licenciatura ou bacharelado

No primeiro caso, o curso é voltado para a formação de profissionais e educadores, que estarão aptos a darem aulas para o ensino fundamental e médio. Para ministrar em universidades, os geógrafos precisam de especializações tais como a pós-graduação, mestrado e/ou doutorado.

Já o curso de bacharelado em Geografia abre opções mais voltadas para profissionais interessados em atuar na indústria. Algumas alternativas neste sentido são:

– Elaboração de mapas por meio de imagens criadas por satélites;
– Criação de dados geográficos – geoprocessamento;
– Levantamento de estatísticas na área de geografia física, tais como relevo, solo, clima, recursos hídricos, densidade, vegetação e outros. Esse conjunto é chamado de sensoriamento remoto;
– Planejamento agrícola, onde o geógrafo atua na criação de ações que visem diminuir os impactos da agroindústria ao meio ambiente;
– Geografia de transporte, contribuindo em aspectos como trânsito e sistemas de transporte para melhoria da mobilidade pública;
– Planejamentos de sustentabilidade e mobilidade em diferentes tipos de negócios.

Profissão Geógrafo

Geralmente o geógrafo analisa qual é a relação da população com a área habitada pela mesma e, é claro, os próprios efeitos dessa ocupação. Neste sentido, ele torna-se apto a desenvolver métricas de IDH – Índice de Desenvolvimento Humano e ainda compreende aspectos como o crescimento e densidade populacional, taxas de natalidade e mortalidade e assim por diante.