Pesquisa Personalizada

Saiba mais sobre a fruta Goji Berry, suas propriedades e seus benefícios

O acúmulo de atividades, compromissos e o estresse do dia a dia, dificultam manter uma alimentação saudável. Tudo isso limita cada vez mais o tempo dedicado as boas práticas alimentares, que consigam suprir todas as necessidades de nutrientes e vitaminas que o organismo precisa diariamente.

Por isso, uma frutinha de origem asiática, conquistou popularidade mundial nos últimos anos. Ela ganhou fama de ser um Superalimento, classificação dada a alimentos que conseguem ser altamente nutritivos, bem como, oferecer uma infinidade de benefícios ao organismo. O Goji Berry é rico em cálcio, magnésio, selênio, ferro e vitamina C vitamina B12, potássio, cobre entre outros nutrientes.

Entre esses benefícios a saúde está à prevenção do envelhecimento precoce, acelerador do metabolismo, fortalecimento do o sistema imunológico entre outros. Além disso, também é atribuída a essa frutinha, o poder de controlar o diabetes, bem como nas prevenções de doenças do coração, hipertensão e até o câncer.

Mas, o que é a Goji Berry?

Goji Berry (Lycium barbarum) é um fruto asiático, de origem tibetana, muito popular principalmente na China, onde é consumida há milhares de anos. Os chineses vêm atribuindo a essa frutinha, propriedades medicinais. Aliais, seus benefícios tem sido usados na medicina tradicional chinesa há mais de 2.000 anos.

No Brasil ela ficou bastante popular, principalmente entre os adeptos de alimentação saudável, ou que buscam um alimento auxiliar na perda de peso. Pos o seu alto valor protéico, ajuda na aceleração do metabolismo e na queima de gordura.

No mercado elas são encontradas em sua forma seca, podendo ser compradas em lojas de produtos naturais. Além disso, faz parte da composição de diversos suplementos alimentares. Um dos mais conhecidos, são as cápsulas compostas com sementes de Chia,  óleo de Coco e óleo de Cártamo.

Região de cultivo, qualidade da fruta e procedência do produto, interferem em suas propriedades nutricionais. Em sua forma de fruta seca, ela pode ser consumida junto com saladas, vitaminas, iogurtes, sucos, bem como, no preparo de sopas e sobremesas.

Conheça os principais benefícios do Goji Berry

Apesar de ser utilizada na medicina chinesa a mais de 2 mil anos, suas propriedades medicinais, ainda chama a atenção da comunidade cientifica.  Estudos sobre os seus benefícios são feitos em diversas parte do mundo.

Alguns dos seus benefícios para a saúde, já são conhecidos entre eles:  a alta concentração de fontes de vitamina C, responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico, combate ao cansaço e estresse. Alem de ser uma das vitaminas essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Betacaroteno (vitamina A) para uma melhor saúde da pele, proteção da visão, alem de ser um ótimo aliado a saúde dos ossos, dos cabelos e das unhas.

Rico em aminoácidos e antioxidantes, que juntos são responsáveis pelo combate aos radicais livres e o envelhecimento precoce.

Rico em beta-sitosterol, que atua na manutenção da saúde cardíaca de diminuição dos níveis de colesterol ruim.

Abaixo, descreveremos alguns desses benefícios que se destacam:

1- Poderoso Antioxidante

Os radicais livres, são moléculas presente no organismo, que são muito prejudiciais, podendo até danificar suas células. Dependendo do tipo de dano e órgão afetado, favorece o surgimento de doenças crônicas.

Nesse aspecto, o Goji Berry, por meio de testes laboratoriais, demonstrou ser um poderoso antioxidante. Em comparação, por exemplo, com outras frutas, demonstrou maior poder antioxidante, que maçãs e bananas.

O Goji Berry é uma fruta rica nos antioxidantes fitoquímicos (carotenoide, zeaxantina, luteína e antocianina). Os carotenoides são substâncias que previnem o envelhecimento da pele. A zeaxantina e a luteína são substâncias que atuam na proteção dos olhos

Estudo publicado em 2011, com o objetivo de analisar os efeitos de uma substância chamada zeaxantina, um antioxidante presente no fruto do Goji Berry.

Entre os resultados, descobriu que, que tomar uma suplementação diária com uma formulação à base de leite Goji Berry, aumentou os níveis de antioxidante zeaxantina no organismo.

2 – Estimulante energético

Para quem pratica exercícios físicos, ou tem dificuldade de manter uma regularidade, o Goji Berry, pode ser um poderoso auxiliar na obtenção de energia. Isso porque, estudos comprovaram que, pessoas que consomem regularmente suco concentrado a base da fruta, pode melhorar os níveis de energia, bem como, o desempenho do exercício. Outro benefício, com essa melhora de desempenho, também está relacionada as sensações gerais de bem-estar.

Pessoas que fizeram parte desse estudo, relataram os seguintes resultados: Aumento de energia, melhor desempenho no exercício, bem como na melhor qualidade de sono e redução de estresse e fadiga.

3 – Ajuda controlar o ganho de peso

Talvez, um dos benefícios mais popular do uso de Goji Berry, sem dúvida nenhuma, é seu uso em dietas de emagrecimento. Isso porque, suas propriedades metabólicas, estão associadas a queima de gordura.

O Goji Berry é uma fruta rica em fibras. E, como todo alimento rico em frita, pode favorecer no controle do açúcar no sangue. Alem disso, dá uma sensação maior de saciedade, aumentando os intervalos entre uma refeição e outra.

4 – Melhora o sistema imunológico

O sistema imunológico é responsável entre outras coisas, proteger o corpo de bactérias e vírus nocivos. Isso dá maior proteção ao organismo contra alguns tipos de doenças infecto-contagiosas.

O Consumo diário de suco concentrado a base de Goji Berry pode ajudar a estimular o sistema imunológico, aumentando os glóbulos brancos responsáveis ​​por proteger o organismo.

5 – Combate o colesterol ruim

Favorece a manutenção da saúde cardiovascular, ao combater o colesterol ruim, reduzindo os níveis do colesterol ruim (LDL), além de, aumentar o colesterol bom (HDL).

A Importância de controlar o colesterol: Segundo pesquisa realizada pelo Estudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo).

As doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 30% de todas as mortes registradas no país em um ano.

Fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão e colesterol alto, estão entre os vilões do coração.

Manter a saúde em dia é fundamental, isso pode ser feito aliando consultas e exames médicos regulares, bem como, a prática de exercícios físicos e alimentação saudável.

Vale ressaltar que, uma alimentação rica, saudável e equilibrada, não pode ser composta apenas de Goji Berry. Ou seja, não basta começar apenas consumir doses diárias de Goji Berry, para usufruir dos seus benefícios.

É preciso acima de tudo, adquirir novos hábitos, como, uma dieta equilibrada, prática de exercícios físicos, bem como, a substituição de alimentos industrializados por produtos naturais por exemplo.

Por: Equipe de Redação 201 Artigos
Artigos escritos pela equipe de redatores, colaboradores e escritores convidados.