Crítica a análise do filme Inverno da Alma

Por: Elton Almeida: Inverno da Alma é um filme americano de pequeno orçamento, independente, que fez muito sucesso no início do ano de 2010 ao ser exibido no festival de Sundance, nos EUA.

Após lançado nas salas de cinema, fez muito sucesso entre a crítica, tendo aparecido em diversas premiações. O sucesso foi tanto que surpreendeu e conseguiu quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor filme.

Crítica do filme Inverno da Alma

A protagonista Ree Dolly (Jennifer Lawrence) é uma garota de 17 anos, que vive no interior do Missouri, cuidando de sua mãe doente e seus irmãos pequenos.

Ela inicia uma caçada por seu pai no submundo do crime, depois que a polícia o declara foragido e ameaça tomar a casa caso ele não apareça para depor.

Em sua procura, Ree tem de encarar a vida que o pai – um traficante de drogas – deixou para trás, enquanto tenta encontrar respostas para o que lhe aconteceu e uma maneira de não deixar a família entrar em colapso.

A diretora Debra Granik consegue a proeza de desenvolver um filme enfatizando a crueza, a desumanidade e a tristeza da história e do universo retratado, sem deixar que o filme soe indiferente ou tenha uma postura de análise afastada.

Crítica do filme Inverno da Alma

Apesar de ser cru, forte e pesado, Inverno da Alma também tem uma direção sensível, preocupada com as personagens e seus dramas.

Tudo é muito rústico, selvagem, frio e a bela fotografia, em tons de azul e cinza, e a montagem seca e de ritmo mais lento, é essencial para que tenhamos essa percepção.

O roteiro é extremamente bem concebido na medida em que desenvolve bem sua protagonista e seu drama de forma realista e envolvente e ainda avança de forma ritmada e sempre criando situações de tensão e perigo, que geram conseqüências que fazem o filme avançar.

Outro ponto positivo do filme é o elenco, totalmente mergulhado na história, cada ator extremamente realista, construindo os tipos daquele lugar. Os indicados ao Oscar, Jannifer Lawrence e John Hawks são os mais destacados.

Ficha técnica: 
NOTA: 8
Nome: Inverno da Alma
Winter’s Bone. EUA, 2010. De Debra Granik. Com Jennifer Lawrence, John Hawks, Casey McLaren, Dale Dickey.

Cursos na área da beleza geram oportunidades de emprego e renda rápida