A cultura brasileira é uma das mais ricas em termos de diversidade, mas se perde na invisível fronteira dos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, que simplesmente ignoram o Made in Brasil, como se nunca existisse.

O Rei do Carimbó do Brasil

Mas a resistência de um povo está na capacidade de sobrevivência de sua cultura, é o caso do estado do Pará, que tem seu próprio carnaval (boi de Parintins), além de tantas outras particularidades que nos faz pensar se realmente estamos no Brasil que passa na televisão ou tornamos estrangeiros de nossa própria cultura?

Bom, se duvida, você sabe o que é Carimbó? E que no Brasil existe outro rei além de Roberto Carlos?, pois é, caros estrangeiros brasileiros, estou falando do cantor Pinduca “O Rei do Carimbó do Brasil” e sua música envolvente e alegre, consegue refletir a alma do brasileiro!

O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se e recebeu outras influências, principalmente negras.

Seu nome, em tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. Surgida em torno de Belém na zona do Salgado (Marapanim, Curuçá, Algodoal) e na Ilha de Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o zouk.