Conheça as maiores empresas de maquiagem, higiene e beleza do país

Natura, Unilever, o Boticário e Avon, disputam a liderança de um dos mercados mais concorridos do país. Isso porque, está entre os quatro maiores mercados do mundo no segmento de higiene pessoa e beleza. O Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão. Até 2015, o país ocupou a terceira colocação, sendo ultrapassado pela China.

Natura lidera setor brasileiro de beleza após comprar a The Body Shop

A Natura &Co, empresa multinacional brasileira, assumiu a liderança do mercado nacional de beleza e cuidados pessoais. Os dados são referentes ao faturamento de 2017.
O rank é um apontamento realizado pela empresa de pesquisas Euromonitor, divulgada no mês de abril de 2018.

Com uma participação de mercado de 11,7%, a Natura ultrapassou a Unilever. A gigante anglo-holandesa ocupa a segunda posição com participação de 11,1% do mercado. Enre suas marcas mais famosas no setor estão a Rexona, Seda, Tresemmé, Dove e Axé.

Em 2017 a Natura surpreendeu o mercado com a aquisição da The Body Shop, pertencente ao Grupo LOréal. Com a aquisição, a empresa  passa atuar em mais de 70 países, contando com mais de  3.200 lojas. Já no mercado interno, essa aquisição deu fôlego para a empresa tornar a líder do setor.

Aparece na terceira posição o Grupo O Boticário, grande concorrente da Natura, principalmente nas linhas de perfumes, maquiagens e cuidados para pele.

No setor de cosméticos a Avon lidera com folga

Ao mensurar os dados da pesquisa da Euromonitor somente da categoria de cosméticos, trouxe mudanças entre o segundo e terceiro colocados. Isso porque a empresa trabalha somente com vendas porta a porta por meio das famosas revendedoras Avon, segue na liderança.

Mesmos com os resultados positivos da Natura em 2017, empresa perdeu a segunda posição para o grupo o Boticário.

O grupo o Boticário, trabalha com diferentes tipos de players de vendas com lojas franqueada, quiosques, e-commerce e vendas porta a porta.Faz parte do grupo é composto pelas marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? e The Beauty Box.

Para frear o crescimento da Natura, o Grupo O Boticário, anunciou em 2018 a aquisição da Vult, marca de maquiagens baratas com forte presença em lojas de perfumara e drogarias.
As gigantes brasileiras em um mercado de bilhões

Em outros mercados como eletrodomésticos, eletrônicos, informática e automotivo, o Brasil, não conta com empresas nacionais capaz de concorrer com as multinacionais. Já no segmento de higiene e beleza, apesar das maiores multinacionais atuarem no mercado, o país, conseguiu desenvolver uma industria competitiva.

Mesmo com gigantes do setor, a área de higiene e beleza tem espaço para empresas pequenas. É o caso da Vult, empresa paulista, que em poucos anos, chamou a atenção do mercado, sendo adquirida recentemente pelo Grupo O Boticário.

Cursos na área da beleza geram oportunidades de emprego e renda rápida