Natura, Unilever, o Boticário e Avon disputam a liderança de um dos mercados mais concorridos do país. Isso porque, está entre os quatro maiores mercados do mundo no segmento de higiene pessoal e beleza. O Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão. Até 2015, o país ocupou a terceira colocação, sendo ultrapassado pela China.

Natura lidera o segmento de beleza após a compra da Avon e The Body Shop

A Natura & Co, empresa multinacional brasileira, assumiu a liderança do mercado nacional de beleza e cuidados pessoais. Os dados são referentes ao faturamento de 2017. O ranking é um apontamento realizado pela empresa de pesquisas Euromonitor, divulgado no mês de abril de 2018.

Com uma participação de mercado de 11,7%, a Natura ultrapassou a Unilever. A gigante anglo-holandesa ocupa a segunda posição com participação de 11,1% do mercado. Entre suas marcas mais famosas no setor estão a Rexona, Seda, Tresemmé, Dove e Axé.

A Natura, empresa brasileira, fundada em 1969, vem se consolidando como um gigante mundial no setor de cosméticos e beleza. Isso porque, nos últimos anos, através de uma estratégia de aquisições de grandes marcas mundiais, a empresa ganhou espaço no cenário mundial.

Foi anunciado no dia 22/05/2019, a compra da concorrente norte-americana Avon por aproximadamente US$ 3,7 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões). Com essa aquisição, a nova empresa será o quarto maior grupo exclusivo de beleza no mundo.

Vale lembrar que Natura e Avon, eram fortes concorrentes, principalmente no mercado de vendas diretas. A Compra da Avon, não foi a primeira grande aquisição pela Natura, Isso porque, em junho de 2017, anunciou a compra de 100% da The Body Shop, pertencente ao Grupo L’Oréal. Com a aquisição, a empresa  passa atuar em mais de 70 países, contando com mais de  3.200 lojas. Já no mercado interno, essa aquisição deu fôlego para a empresa tornar-se a líder do setor.

Já, em  2013, a Natura comprou a marca australiana Emeis Holdings, fabricante de produtos de beleza premium, que opera sob a marca Aesop.

Aparece na terceira posição o Grupo O Boticário, grande concorrente da Natura, principalmente nas linhas de perfumes, maquiagens e cuidados para pele.

No setor de cosméticos a Avon, agora pertencente a Natura, lidera com folga

Ao mensurar os dados da pesquisa da Euromonitor somente da categoria de cosméticos, trouxe mudanças entre o segundo e terceiro colocados. Isso porque a empresa trabalha somente com vendas porta a porta por meio das famosas revendedoras Avon, segue na liderança.

Mesmo com os resultados positivos da Natura em 2017, a empresa perdeu a segunda posição para o grupo O Boticário.

O grupo o Boticário, trabalha com diferentes tipos de players de vendas com lojas franqueadas, quiosques, e-commerce e vendas porta a porta. Faz parte do grupo composto pelas marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? e The Beauty Box.

Para frear o crescimento da Natura, o Grupo O Boticário, anunciou em 2018 a aquisição da Vult, marca de maquiagens baratas com forte presença em lojas de perfumaria e drogarias.

As gigantes brasileiras em um mercado de bilhões

Em outros mercados como eletrodomésticos, eletrônicos, informática e automotivo, o Brasil não conta com empresas nacionais capazes de concorrer com as multinacionais. Já no segmento de higiene e beleza, apesar das maiores multinacionais atuarem no mercado, o país conseguiu desenvolver uma indústria competitiva.

Mesmo com gigantes do setor, a área de higiene e beleza tem espaço para empresas pequenas. É o caso da Vult, empresa paulista, que em poucos anos, chamou a atenção do mercado, sendo adquirida recentemente pelo Grupo O Boticário.