Medicina Veterinária | Curso, Profissão e Mercado de Trabalho

A medicina veterinária é a área do conhecimento humano voltada aos cuidados, prevenção e com a saúde dos animais, o que inclui especialmente a prevenção e o tratamento de enfermidades.

Sendo assim, o médico veterinário atua diretamente na assistência – seja ela clínica e/ou cirúrgica – tanto de animais domésticos (com destaque para os cães e gatos) como também dos bichos silvestres.

Por ser uma carreira de grande importância e amplitude, cabe destacar que o campo de atuação destes profissionais se inicia no acompanhamento da qualidade de vida e saúde dos animais, chegando até o controle, diagnóstico e prevenção de doenças que possam acarretar animais silvestres ou até mesmo humanos (quando as enfermidades são transmitidas pelos animais).

Curso de Graduação em Medicina Veterinária

De modo geral, o bem-estar dos animais e o próprio melhoramento genético das espécies estão entre os principais objetivos dos médicos veterinários. O controle da saúde pública envolvendo os bichanos também faz parte das atuações deste grupo de profissionais.

E para ressaltar ainda mais a diversidade de suas atuações, cabe destacar que o médico veterinário também pode trabalhar na inspeção de produtos e demais alimentos de origem animal, verificando principalmente as normas de higiene e estocagem. Tal ação auxilia na prevenção na transmissão de enfermidades animais para as populações humanas.

Mercado de trabalho e área de atuação da medicina veterinária

Os médicos veterinários marcam presença não só em consultórios, clínicas especializadas e em hospitais próprios para bichos, mas também podem atuar nos seguintes campos:

– Zoológicos;
– Centros de controle de doenças transmitidas por animais;
– Fazendas e/ou propriedades rurais de modo geral;
– Clínicas veterinárias especializadas para animais domésticos, especialmente, cães e gatos;
– Indústrias alimentícias onde a principal matéria prima é de origem animal;
– Órgãos de fiscalização (especialmente higiênica);
– Institutos e centros de pesquisa na área animal;
– Universidades.

Mercado de trabalho do médico veterinário

Nas grandes cidades – e principalmente capitais – esses profissionais geralmente costumam atuar em clínicas veterinárias e/ou em lojas voltadas para a venda de produtos para animais de estimação.

Com a alta concorrência neste setor, o profissional da área de medicina veterinária que decidir inovar pode atuar na comercialização de serviços e/ou produtos (tais como medicamentos, alimentos e outros) diferenciados.

Guia de Profissões

A medicina veterinária é a área do conhecimento humano voltada aos cuidados, prevenção e com a saúde dos animais, conheça o curso e mercado de trabalho … Continuar lendo