Menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez

Quando a mulher percebe que sua menstruação atrasou, é comum pensar que está grávida, afinal esse é um dos primeiros sintomas de gravidez. No entanto, podem haver outros fatores que alteram o ciclo menstrual com atraso, ou mesmo pular um período.

Conheça as causas que podem levar uma alteração no ciclo menstrual.

No caso de do atraso estar relacionado em manter uma relação sexual desprotegida 14 dias antes do seu ciclo, recomenda tirar todas as dúvidas com um teste de gravidez comprado em farmácia.

Erro de cálculo do período menstrual:

A menstruação atrasado pode estar relacionada ao erro no cálculo do seu período. É mais comum que possa parecer. Isso se deve ao fato que muitas mulheres podem esquecer, ou simplesmente desconhecer a maneira correta de calcular o seu período.

É comum achar que o período deve vir todo mês exatamente no mesmo dia, mas isso não é correto. Dentro da média, o período menstrual regular acontece a cada 28 dias.

Porem, ocorre em muitas mulheres, ter seu ciclo mais curto, ou mesmo mais longo, do que é considerado regular. Caso esteja percebendo uma alteração na regularidade do seu ciclo menstrual nos últimos meses, é necessário buscar orientação médica.

Alteração no metabolismo e peso corporal:

Apesar de provocar verdadeiro caso de amor e ódio no universo feminino, a gordura desempenho um papel muito importante em seu metabolismo. Portanto poderá ocorrer situações de atrasos em mulheres que tenham ganho sobrepeso ou emagrecido de forma rápida.

A perda ou ganho de massa corporal, provoca alteração no metabolismo, e por consequência alterações nos níveis hormonais.

Mulheres que praticam exercícios físicos de alto desempenho, podem sofrer alterações no ciclo menstrual. Isso é observado com maior frequência em praticantes de ginástica, maratonas e balé.

Ritmo de vida agitada:

A vida moderno, trouxe muitos benefícios e comodidades para a vida. Mas, junto a isso, também trouxe o acumulo de tarefas, pressão no trabalho, que resultam em um estado constante de estresse.

O estresse constante leva uma pessoa a ter uma má qualidade de vida. Bem como maior ocorrência de doenças cardíacas e psicológicas.

A taxa hormonal também sofre com esse rito estressante. No organismo feminina, pode haver a baixa produção de alguns hormônios, entre eles, está o GnRH, responsável pelo ciclo menstrual.

Menopausa prematura:

Para mulheres abaixo dos trinta anos, a menopausa é algo ainda distante. Para muitas, tal hipótese certamente não passa em suas mentes, depois de alguns atrasos em seus ciclo menstrual.

Se uma mulher fora da faixa estaria da menopausa observa que, os seus períodos vem se tornando irregulares ou suspenso, pode significar que algo está acontecendo no seu corpo. A medida mais rápida a tomar é procurar um médico para a realização de todos os exames.

Problemas de saúde:

Ter algum tipo de problema de saúde ou uma doença mais grave pode ser um fator de alteração do seu ciclo. Não importa se você tem um pequeno resfriado, ou uma doença por um período, ambos podem interferir da mesma maneira na menstruação atrasada.

Uso de medicamentos: É importante nunca fazer uso de medicamentos por conta própria ou indicados por amigas. No caso de medicamentos prescritos pelo seu médico, siga todas as orientação e leia atentamente as descrições contida na bula.

Apesar de muitas mulheres não ficar atentas aos efeitos colaterais de um medicamento, a interação medicamentosa, podem interferir ou interromper o ciclo menstrual.

Entre os medicamentos que interferem no ciclo, estão: antidepressivos, antipsicóticos ou quimioterapia.

Minha menstruação atrasou, e agora?

Certos desequilíbrios hormonais, podem interferir diretamente no funcionamento metabólico do organismo. Isso torna bastante comum em mulheres com algum tipo de desequilíbrio hormonal.

Ter seu ciclo menstrual interrompido ou desregulado, é muito importante buscar orientação com seu médico. Isso é muito importante para um tratamento eficaz.

Menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez. Mas se perceber que as alterações no seu ciclo menstrual apresentam falhas ou alterações durante um tempo, não deixe de procurar ajuda.