Motown – A máquina que inventou a black music

Mais de 50 anos após sua de fundação, a gravadora americana Motown ainda é um ícone para os artistas negros do mundo todo. Seu cast de artistas influenciaram o cenário da musica pop, rap,disco e criaram mais de 240 hits no top 40 das paradas norte-americanas entre os anos de 1962 e 1971.

Motown, uma maquina de fazer sucessos

Fundada e idealizada por Barry Gordy com o slogan “o som da América jovem” a gravadora rompeu barreiras em uma época que as grandes gravadoras americanas estavam segregadas.

A Motown quase que exclusivamente produzia e gravava artistas negros, entre eles os mais famosos foram: The Jackson Five , Stevie Wonder , The Supremes, Marvin Gaye e The Temptations. Do Soul ao Fank a Motown representou um grito de liberdade de uma geração.

Com o passar dos anos a gravadora foi perdendo sua identidade, artistas e novos estilos foram surgindo. Em meio a tudo isso Barry Gordy vende a gravadora  para a MCA. Já no ano de 1998 foi adquirida pela Universal Music, surgindo o selo Motown Universal Music Group.

Apesar da gravadora ter sido considerada apolitizada e criticada por isso,a musica“Dancing in the streets”, de Martha & the Vandellas tornou-se um dos hinos da luta dos negros pelos direitos civis nos EUA.

Por: Davi Sant Anna 134 Artigos Contato
Formado em psicologia, e pós-graduando pela COGEAE - PUC-SP. Trabalhou por 18 anos no SENAC São Paulo, nas áreas de administração, e na coordenação de pós-graduação em gestão, turismo e gastronomia.Escreve sobre comportamento, educação e estilo de vida.